SÍNTESE DAS OBRAS: “HISTÓRIA DA CIÊNCIA: A CIÊNCIA E O TRIUNFO DO PENSAMENTO CIENTIFICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO” E “PROPÓSITOS E NATUREZA DA GEOGRAFIA”

1300 palavras 6 páginas
universidade estadual do paraná – unespar – campus de campo mourão
CURSO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

NIELLY HNEDA

SÍNTESE DAS OBRAS: “HISTÓRIA DA CIÊNCIA: A CIÊNCIA E O TRIUNFO DO PENSAMENTO CIENTIFICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO” E “PROPÓSITOS E NATUREZA DA GEOGRAFIA”

Campo Mourão
Março de 2014
NIELLY HNEDA

SÍNTESE DAS OBRAS: “HISTÓRIA DA CIÊNCIA: A CIÊNCIA E O TRIUNFO DO PENSAMENTO CIENTIFICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO”E “PROPÓSITOS E NATUREZA DA GEOGRAFIA”

Trabalho apresentado a Disciplina deTeorias e Métodos de Geografia para obtenção de nota parcial para o 1º bimestre.
Prof.ª: Cláudia Chies

Campo Mourão
Março de 2014
Rosa, Carlos Augusto de Proença. História da Ciência: da Antiguidade ao Renascimento Cientifico. Brasilia: Fundação Alexandre Gusmão, 2010 p.13 a 23.

Para Rosa o período contemporâneo é caracterizado por diversas mudanças sociais, políticas, culturais, tecnológicas, econômicas e cientificas, emerge uma sociedade com novos anseios e ambições se espalhando rapidamente por todos os cantos do mundo. A crescente contestação dos valores individuais e institucionais levou a falência as doutrinas e politicas presentes na metade do século XIX, criando as condições necessárias para o surgimento de uma nova sociedade que industrial, capitalista e laica, opondo-se ao velho regime feudal e mercantilista. A renovação do pensamento ocidental somente foi possível devido as contribuições de pensadores como: Bacon, Descartes, Montesquieu, Locke, Kant, Comte, Vico, Hume, Adam Smith, Diderot, d’ Alembert, Beccaria, Condorcet e Marx. A mudança de pensamento não atingiu a todos, no entanto, os adeptos no meio acadêmico e governamental fizeram ocorrer profundas mudanças na sociedade, passando aos poucos de teológica a laica, confiando nas ciências, e não mais na fé para o entendimento dos fenômenos. O espírito cientifico passa a triunfar, academias e

Relacionados