Ferro

Páginas: 2 (429 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
ARMAZENAMENTO DO FERRO
.O excesso de ferro derivado principalmente a partir do catabolismo no SRE de proteínas férricas e da absorção intestinal está estocado em duas formas: Ferritina ehemossiderina.
. Todas as células podem sintetizar ferritina, mas sua produção se dá principalmente nos hepatócitos e nas células reticuloendotelias da medula óssea, fígado e baço, que agregadas correspondema mais de 90% dos depósitos de ferro do organismo.
.FERRITINA
.A ferritina pelo é responsável pelo estoque Fe+++ e tem papel protetor contra os efeitos tóxicos do ferro.
.Para que o armazenamentoocorra o ferro forma micelas de hidroxifosfato férrico e se liga a outra proteína denominada apoferritina.
. A ferritina possuí uma parte proteica, a apoferritina, e ferro. A apoferritina temestrutura esférica e sua concavidade central é oca, sendo capaz de armazenar até 4.500 átomos de ferro.
. A constituição física da ferritina e dé 24 subunidades polipeptídicas semelhantes compostas por doistipos de cadeias: H ( heart, heavy) e L ( liver, light)
. Isoferritinas com cadeia H são mais ácidas e contem relativamente mais ferro. São predominantemente encontradas no coração, podendo aparecertambém nas hemácias, nos linfócitos e monócitos.
.A ferritina com hegemonia de subunidades L possui pH básico, capta o ferro de forma mais lenta, mas possui maior voracidade para retenção.
.Amobilização do ferro e da ferritina necessita da atuação de agentes quelantes e redutores como a vitamina C e a císteina, que fazem a redução do ferro no núcleo da ferritinaHEMOSSIDERINA
. Encontrada emmacrófagos da medula óssea, fígado e baço.
.Semelhante a ferritina, mas insolúvel em meio aquoso.
.Possui cerca de 30% mais ferro que a ferritina.
.Principal forma de armazenamento em condições deacumulo excessivo.
REGULAÇÃO DO METABOLISMO CELULAR DE FERRO
.DMT-1, RTf e ferritina são mecanismos centrais na homeostase do ferro intracelular.
.Para a homeostase do organismo são necessários os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferro
  • Ferro
  • Ferro
  • Ferro
  • ferro
  • ferro
  • Ferro
  • Ferro E A O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!