Ferramenta 5 S

Páginas: 8 (1912 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Introdução
O 5S é uma ferramenta que visa o melhoramento da qualidade no local de trabalho, ele pode ser implantado em qualquer lugar, desde que haja participação de todos os envolvidos, trazendo benefícios e qualidades em todos os sentidos. Qualidade desde a vida pessoal até o profissional, quem é que gosta de trabalhar em um ambiente sujo, todo bagunçado, não achando aonde se encontra certosdocumentos, matérias. Então o 5S vem para ajudar a não acontecer esses imprevistos.
O presente artigo visa à aplicação do 5S nas empresas de todos os ramos desde as micro as macro empresas. Para que todos possam efetuar um trabalho mais organizado e principalmente com qualidade que é o mais importante, pois hoje os clientes estão buscando não apenas preço nos produtos e sim segurança e qualidadetotal.
O objetivo deste artigo é atingir todas as empresas para que eles possam entender sobre essa filosofia e aplicá-las em suas empresas, pois é uma ferramenta de fácil acesso e que traz muitos benefícios e qualidade de vida a todos.

RESUMO: O 5S é uma ferramenta que surgiu no Japão com a finalidade de limpar as sujeiras e a desorganização da fábricas. O 5S é dividido em cinco etapas sendoelas: Seiri (senso de utilização) que é organizar e separar o material útil do desnecessário, Seiton (senso de ordenação) faz a organização desses materiais, etiquetando onde estão guardados, assim todos da empresa tem uma melhor visão aonde encontrá-los, Seisou (senso de limpeza) todos devem se dedicar a manter seu local de trabalho limpo e organizado, Seiktsu (senso de saúde) manter o ambientelimpo, assim preservando a organização a ordenação e os sensos acima citados, e Shitsuke (senso de autodisciplina) este senso depende da colaboração de todos estarem correspondendo com o programa 5S. Com todas estas etapas os colaboradores estarão mais motivados, trabalhando em um ambiente limpo, saudável e assim trabalhando com mais produtividade.


Palavra chave: 5S, organização, implantação.O PODER DA FERRAMENTA 5S

O programa 5s surgiu no ano de 1950 no Japão, logo após a segunda guerra mundial, com o objetivo de tirar a sujeira das fabricas que estavam espalhadas pelo país. O programa foi criado pelo Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico, que é o principal pregador de conceito de qualidade total no país.
Segundo Silva (1994) é um programa que tem o objetivo melhoraras qualidades do ambiente de trabalho, ele pode ser implantado em qualquer lugar, independente de seu ramo ou da sua estrutura, já que só traz benefícios a todos, assim aumentando o valor dos colaboradores, tornando o ambiente preparado e com facilidade de localização dos objetos, diminuindo os estoques ociosos, aumentando a produtividade.
O programa 5S originou-se de cinco palavras japonesasque começam com a letra S assim sendo: Seiri (senso de utilização). Seiton (senso de ordenação). Seisou (senso de limpeza). Seiktsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina). Na tradução do Japonês para o nosso idioma foi colocado a palavra SENSO para não perder-se a sua originalidade.
Senso de utilização: Às vezes é muito difícil saber a diferença do que é ou não indispensável noambiente de trabalho, ai entra o senso de utilização que é organizar e separar o material necessário do material desnecessário em cada departamento da empresa, destinar os demais nos lugares certos, assim eliminando os estoques que estão ocupando espaço se diminuindo os custos.
Senso de ordenação: Organizar da melhor maneira possível o local de trabalho, definir um local apropriado para cada coisa, umlocal para estocar, guardar e dispor de materiais, utensílios, ferramentas e equipamentos, assim padronizando. O senso de ordenação é a ferramenta de comunicação visual para rápido acesso aos produtos armazenados
Senso de limpeza: Esse senso visa à melhoria continua na área de trabalho, deixando o ambiente de trabalho sempre limpo, organizado. Deve-se identificar o local a ser limpo e planejar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferramenta 5 s
  • 5 s' e ferramentas da qualidade
  • 5 S ferramenta para organizar o trabalho
  • 5 s Metodologia dos 5 S
  • Sistema de troca rápida de ferramenta set-up e filosofia 5's
  • Os 5 S
  • Os 5 "S"
  • OS 5 S

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!