5 s' e ferramentas da qualidade

Páginas: 33 (8180 palavras) Publicado: 27 de julho de 2014
MANUAL DA QUALIDADE
FERRAMENTAS DA QUALIDADE






GESTÃO DA QUALIDADE
CADERNO I
5S




CLAYTON DOS SANTOS
INSPETOR DA QUALIDADE








CURITIBA – PR
2012
1.1. Sumário




2. INTRODUÇÃO

Com uma visão holística aos conceitos de qualidade que o Japão dispõe em seus processos de fabricação com qualidade e padronização, tendo ainda como exemplo um dos melhores emais eficientes sistemas de produção igualmente utilizados em todo o mundo, o sistema Toyota de Produção, é peça fundamental para obtenção dos resultados esperados.
A indústria japonesa não começou com o mesmo potencial e força que tem hoje. Diante da fragilidade de obtenção de recursos como alimento, petróleo, minérios dentre outros, o país é referência em cultura de padronização e qualidade,essas sim são as grandes vantagens competitivas de sua origem.
Então por que a indústria japonesa é considerada uma ameaça tão grande a tantos países?
Mudar uma cultura já existente é uma atitude muito radical, e de difícil aceitação entre os envolvidos, o que fez com que o Japão se tornasse em uma das maiores potencias competitivas de mercado foi à seguinte definição: É mais fácil criar umacultura nova, do que mudar uma já existente.
Este conceito foi desenvolvido e implantado aos mais diversos segmentos e aceitos por uma população necessitada de novos estímulos.
A vantagem que hoje é considerável ao país, se dá aos trabalhadores que mais do que simplesmente aceitar uma cultura nova, apoiaram e cultivaram o seu crescimento no dia-a-dia de suas atividades em indústrias, comércios,entidades, escolas, casas etc. Isso só é capaz porque sabem que ao utilizarem deste recurso (5s) suas atividades serão desempenhadas com maior facilidade.
Já no início de sua implantação, trabalhadores notavam a grande vantagem em trabalhar utilizando os métodos 5s, as dificuldades eram identificadas com maior facilidade, o aprimoramento e o resultado final eram espetaculares. Os desenvolvimentos denovos produtos cada vez mais superiores em termos de padronização e qualidade fizeram com que a produtividade aumentasse, gerando ao país um índice maior no ranking competitivo entre indústrias, e em menos de vinte anos após o início do programa se tornaram uma das maiores potências industriais do mundo.
Este é realmente o principal conceito de excelência de um país que acreditou e investiu emuma ideia simples, que visa oferecer um ambiente agradável e de segurança, que incentiva o método como filosofia de vida não apenas aos trabalhadores, mas também as crianças de seu país, este que por sua vez tão prejudicado por catástrofes constantes, vem mostrar ao mundo que uma ferramenta desenvolvida há mais de seis décadas atrás ainda é a melhor saída, ou a melhor maneira de recomeçar.
Com baseneste contexto, iremos apresentar desde á origem dos 5s até os métodos de melhor memorização dos sensos, implantação e desenvolvimento, cultura e segurança, seus benefícios e suas estratégias de uso no dia-a-dia, dentre outros métodos e aplicações.
3. OBJETIVOS DOS 5S’s

A essência dos cinco sensos consiste em ser uma ferramenta de gerenciamento do ambiente de trabalho e da vida pessoal detrabalhadores, visa estimular uma cultura nova tendo como base uma estrutura padronizada em suas atividades e no ambiente de trabalho.
Oferece um ambiente favorável, de segurança, agradável e eficiente, estimula o crescimento de quem os pratica no dia-a-dia, agregando valores a suas diversas culturas.
Fundamental para o gerenciamento visual de estruturas organizacionais, esta ferramenta é deprincípio, básica a qualquer e todo ambiente que se queira funcionalidades práticas, com finalidades bem definidas, com segurança, padronização, bem-estar aos colaboradores, enriquecimento de valores diversos, postura diferenciada ao mercado ou as seguridades de competitividade junto ao mercado de atuação.
Pense como seria, “um cliente visitando uma empresa sem 5s. Logo se depara com sujeira ao piso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferramenta 5 S
  • Ferramenta 5 s
  • Gestão da qualidade
  • 5 S qualidade
  • Qualidade- 5 s organizacao
  • 5 S qualidades
  • Os 5 S de gestão de qualidade
  • 5'S qualidade e produtividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!