resumo de psicologia instituto monitor

Páginas: 18 (4352 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Resumo de Psicologia Organizacional
Lição 01 – integração entre organização e psicologia
1. Conceito:
Psicologia: é a ciência que trata dos estados e processos mentais; é o estudo do comportamento humano ou animal, tanto de seus atos e reações observáveis quanto de seus sentimentos, emoções, atitudes, representações mentais e fantasia.
Questões ligadas à personalidade, aprendizagem, memória,inteligência, funcionamento do sistema nervoso.
2. Psicologia Organizacional
Na sociedade do trabalho, se passou a considerar a natureza humana com essencialmente ativa e produtiva, voltada pra a transformação do meio e para a criação de coisas uteis.
Surgiu então a ética do trabalho, em que o sujeito moral, aquele que julga o certo e o errado, passou a fazer julgamento a partir dos valorespostos pelo trabalho. Tem o seu destaque também a questões relacionadas ao trabalho, como desempenho, ineficiência, motivação, integração, etc.
Psicologia organizacional, parte da psicologia que se dedica as relações de trabalho nas organizações sociais formais ou informais. Sua função é estudar mais profundamente o funcionamento das empresas, visto que elas assumem um papel cada vez maisimportante nas sociedades.
3. Função da Psicologia Organizacional
Com os meios para que suas relações no trabalho sejam melhores é fundamental importância para o sucesso de uma empresa.
É analisar e compreender o funcionamento das empresas, explicar e, se possível, prever a conduta dos grupos e dos indivíduos no seu interior, nunca esquecendo o contexto em que a empresa esta inserida.
As relaçõessociais que se desenvolvem entre as pessoas, a influencia do grupo sobre seus membros e o papel que os grupos desempenham formal ou informalmente nas atividades da empresa. A estrutura das Organizações, as tecnologia envolvidas, os ambientes sociais e econômicos em que existem tudo isso deve ser levado em conta; essas diferentes áreas não devem ser vistas com unidades independentes, mas comoelementos dinâmicos do contexto interno e externo de todas as empresas.
A Psicologia organizacional desenvolve e aplicam métodos e técnicas de investigação por meio de observação, entrevista, escalas das atitudes, inquéritos, por questionários e também sondagem de opinião. O psicólogo organizacional recorre também a métodos de intervenção, como dinâmica de grupo, abordagem sistemática e analiseinstitucional.

4. O papel dos recursos humanos.
Na empresa o profissional de RH precisa praticar negocio em sua própria área de atuação, enquanto os profissionais das demais áreas precisam ser “gestores de pessoas”.
Há elementos condutores de calor, a área de Recursos Humanos deve, na empresa, disponibilizar elementos incentivar ações. As grandes mudanças que estão ocorrendo, e primordial para aempresa gerar alternativas e oportunidades para seus funcionários adquirem conhecimentos necessários para desempenhar de forma adequada sua função; mas também e necessário propiciar espaço destinado à aquisição de outros conhecimentos, diferentes daqueles restritos a ação corporativa.
O emprego desempenhava a função de articular diferentes níveis do sistema social: motivações individuais,posições sócias e reprodução sistêmica.
O principal aspecto a qualificação e a posição no emprego.
A erosão das normas tradicionais de assalariamento, fundadas em identidades ocupacionais ou de classe, e paulatina perda das funções protecionistas do estado tem como consequência o aumento da individualização na construção e valorização das próprias condições de empregabilidade.
Seus desafios eresponder a questão: como a identidade das pessoas vem sendo afetada se a flexibilidade do trabalho requer identidade menos atada.
Podem ser conectadas com mudanças na família, na cultura e também na politica.
Lição 02 – A evolução do homem e das organizações.
1. O homem e a evolução do trabalho.
Os homens viviam em pequenos grupos, alimentando-se da caça e da pesca, construindo, cada um para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instituto Monitor
  • instituto monitor
  • t1 instituto monitor
  • T1
  • direito tti instituto monitor
  • RESUMO MONITOR
  • 126
  • Desenho técnico aplicado instituto monitor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!