POSITIVISMO E MARXISMO

Páginas: 18 (4388 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
RESUMO:



O presente artigo tem por objetivo, em princípio, compreender e explicitar os fundamentos teóricos do positivismo e do marxismo. Analisa-se a expansão e a influência de cada uma dessas vertentes clássicas do conhecimento no mundo ocidental contemporâneo. Por último, articula-se as vertentes do positivismo e do marxismo, contrapondo-as, a fim de se extrair um novo modelo desíntese produtivo.



Palavras-chave: Positivismo, Marxismo, Ciência, Materialismo, Idealismo.







































I - Introdução



O presente artigo objetiva discutir duas vertentes clássicas do conhecimento exaustivamente debatidas e estudadas no âmbito acadêmico. As vertentes do Positivismo e do Marxismo foramdesenvolvidas em seus respectivos contextos por teóricos que visavam compreender e explicar o mundo ocidental em desenvolvimento à base de um racionalismo lógico herdado do mundo moderno.



É válido ressaltar, em linhas gerais, que essas duas vertentes clássicas do conhecimento estão vinculadas às origens de um tradicional dualismo idealismo-materialismo. Especificamente o positivismo épertinente ao idealismo e o marxismo está vinculado ao materialismo. Através de uma ou outra dessas vertentes o sujeito pesquisador observa um objeto captando-lhe a realidade aparente. Ao intensificar seu trabalho de investigação sobre esse objeto e, dependendo da concepção dispensada, o sujeito definirá, ao final, a maneira de olhar e de interpretar seu objeto de pesquisa.



Aborda-se nestetrabalho os fundamentos originários, a expansão e as influências de cada uma das vertentes em discussão sobre o mundo ocidental moderno e contemporâneo. Procura-se fazer contrapontos entre essas duas vertentes levando-se em consideração os contextos nos quais o positivismo e o marxismo estão inseridos.



Devido à importância dessas duas correntes clássicas do conhecimento, sobretudo no mundoacadêmico, pretende-se, contribuir com a publicação deste texto. Sabe-se que este trabalho é apenas o pontapé inicial para posteriores abordagens de maior fôlego, entretanto, acredita-se que pela forma resumida e linguagem acessível apresentada neste ensaio o leitor obterá informações sistemáticas acerca de duas vertentes clássicas do conhecimento freqüentemente debatidas e analisadas no mundoacadêmico.



II - POSITIVISMO: Origem, fundamentos e expansão.



A palavra Positivismo foi utilizada inicialmente, por Augusto Comte (1798  1857), na França para definir uma diretriz filosófica marcada pela adoração à ciência e pela sacralização do método científico. Contudo, as bases positivistas foram lançadas muito antes com o advento dos fundamentos empiristas a partir do ideário dachegada do Estado Moderno desde o século XVI.



O positivismo, apesar de ter se apresentado de diferentes formas em todo o ocidente, a partir, sobretudo da segunda metade do século XIX, refletia no âmbito filosófico, a preferência do capitalismo pelo desenvolvimento da sociedade industrializada. Em outras palavras o positivismo defendia, confiavelmente, que o progresso por meio daindustrialização guiado pela técnica e a ciência  tese do capitalismo - traria benefícios gerais para a sociedade contemporânea. Vale dizer em linhas gerais, que a tendência positivista, nos termos de COTRIM (1988), tem como característica geral à extração da ciência e a preocupação de defender as conquistas da revolução industrial, sem se importar com as conseqüências sociais que afetariam avida de milhões de trabalhadores.



Opondo-se aos filósofos socialistas, que pregavam uma revolução das instituições sociais, o defensor do positivismo Augusto Comte, reivindicava a necessidade de uma reorganização completa da sociedade através de uma reestruturação intelectual das pessoas e a instituição da ordem de maneira soberana. Para isso, na filosofia positiva de Comte destacam-se:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marxismo e positivismo
  • Positivismo e marxismo
  • Marxismo e Positivismo
  • Positivismo vs. marxismo
  • Positivismo, marxismo, funcionalismo
  • Paradigmas da fenomenologia, positivismo e marxismo
  • Positivismo, Fenomenologia e Marxismo
  • Fundamentos do Positivismo e do Marxismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!