familias sistematica vegetal

Páginas: 9 (2169 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014













Efeito da aplicação de reguladores de crescimento no enraizamento de estacas de teca (Tectona grandis L. f.).



ARIELLY MOREIRA DA COSTA CRUZ
NATÁLIA STHEFFANY DE BRITO LIMA














GURUPI-TO

1. Introdução
Conforme a Associação Brasileira de Florestas Plantadas – ABRAF, o cultivo de teca no ano de 2011 no brasil alcançou uma áreaequivalente a 67.693 ha (ABRAF, 2012).
A alta competitividade do mercado exige cada vez mais a utilização de tecnologias que minimizem os custos de implantação, aumentando-se dessa forma a rentabilidade da atividade florestal. Assim, a propagação de genótipos superiores desenvolvidos pelo programa de melhoramento, associada a produção de mudas de alta qualidade, ou seja com altos índices de sobrevivênciae crescimento inicial no campo, é essencial para que se alcance estes objetivos.
A teca (Tectona grandis) é uma espécie florestal com grande potencial para produção de madeira nobre em plantios homogêneos no Brasil. Esta espécie nativa do sudeste asiático é uma árvore decídua de grande porte que pode atingir altura de 40 metros e produz madeira considerada nobre, altamente valorizada no mercadointernacional, podendo alcançar valor de mercado de até três vezes superior ao do mogno (Lorenzi, 2003; Macedo et al., 2005; EMBRAPA, 2008).
Devido à sua ampla distribuição natural a teca é uma espécie de alta adaptabilidade, tolerando uma ampla faixa climática, entretanto seu crescimento é maior em regiões de clima tropical (alta temperatura e umidade), com uma precipitação média de 1250 à 3000mm e com uma estação seca bem definida de 3 à 6 meses, coincidente com período de temperaturas mais amenas (Webb et al., 1984; Weaver, 1993).
Um dos principais fatores que tornam muito atrativo o cultivo de teca é o fato de que enquanto em outros países o ciclo de cultivo varia de 60 à 100 anos, no Brasil a teca vem sendo manejada em ciclos de 25 anos, com qualidade da madeira semelhante à depovoamentos de ciclo mais longos (Macedo et al., 1999).
Entretanto, apesar da potencialidade de mercado para a teca, no Brasil ainda são escassos os trabalhos que avaliam o potencial econômico desta espécie, considerando as várias formas de manejo (Caceres Florestal S.A., 2007).
Um dos principais fatores limitantes ao cultivo da teca reside na dificuldade da propagação pela via sexuada(sementes). Esta espécie da família Verbenaceae possui fruto de aproximadamente 1,2cm de diâmetro contendo 4 lóbulos, onde são encontradas as sementes, sendo muito difícil a sua extração devido à dureza dos frutos e a delicadeza das sementes. Os frutos, utilizados como propágulos apresentam germinação baixa à média, a qual é afetada pela procedência e época da coleta das sementes e tratamentospré-germinativos utilizados (Palanisamy & Subramanian, 2001; Mathew & Vasudeva 2003). Além do mais, esta espécie produz número limitado de sementes de boa qualidade, ocorrendo sazonalidade anual na produção de sementes (Caldeira et al., 2000; Delgado et al., 2008).
A necessidade de colocação rápida no mercado de plantas de ciclo de vida longo, arbóreas e arbustivas, selecionadas após prolongados períodos demelhoramento genético, faz da clonagem uma alternativa muito importante e indispensável nos dias atuais. O termo “clonagem” significa a formação de indivíduos geneticamente idênticos a partir de células ou fragmentos de uma determinada matriz, pressupondo, portanto, a existência de um indivíduo gerador, e a ocorrência de reprodução assexuada (Palanisamy & Subramanian, 2001).
Segundo Ahuja, (1993),a propagação vegetativa tem um lugar especial na área florestal. O seu uso econômico é justificado quando há disponibilidade de genótipos de alta produtividade e/ou a disponibilidade de sementes e insumos são limitados. Nestas condições, um programa que utiliza a propagação vegetativa pode distribuir com maior rapidez e eficiência os resultados de programas de melhoramento genético, reduzindo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemática vegetal
  • Sistematica vegetal
  • Sistemática Vegetal
  • Sistemática Vegetal
  • Sistemática vegetal
  • Sistematica vegetal
  • Sistematica vegetal
  • sistemática vegetal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!