Barragens e seus Condicionantes Geologicos

Páginas: 8 (1777 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS – (AESGA)
FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS DE GARANHUNS – (FACEG)
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL



ADRIANO ALVES TEIXEIRA
HERCULES BOMFIM DA SILVA
IZAIAS ANTONIO VASCONCELOS LEITE
JEFERSON LUIZ DE ARAUJO SILVA
PAULO HENRIQUE GOMES DA SILVA





BARRAGENS:
E SEUS CONDICIONANTES GEOLOGICOS














GARANHUNS2014
ADRIANO ALVES TEIXEIRA
HERCULES BOMFIM DA SILVA
IZAIAS ANTONIO VASCONCELOS LEITE
JEFERSON LUIZ DE ARAUJO SILVA
PAULO HENRIQUE GOMES DA SILVA





BARRAGENS
E SEUS CONDICIONANTES GEOLOGICOS


Seminário apresentado Seminário apresentado como pré-requisito para obtenção de nota do segundo bimestre do curso de Bacharelado em Engenharia Civil.
Professor(a): Gabriela Valença.Professor(a) :Krystal Notaro.






















GARANHUNS
2014
1 RESUMO

As barragens são obras feitas para evitar inundações e podem ser usadas para outros fins, como irrigação e geração de energia. Para sua construção é necessário analisar seus condicionantes geológicos, como cobertura do solo, rochas alteradas, pois essasbarragens suportam grandes cargas e o material utilizado deve ser de boa qualidade, para que, ao ser compactado o paramento, suporte a carga exercida pelas ondas que são formadas pelos ventos. Devemos levar em consideração as falhas geológicas, pois pode haver acomodação devido à carga da barragem quando estiver cheia. Através de estudos bibliográficos observamos que a construção de barragens deve serbem calculada e deve ter uma manutenção periódica para que não haja danos futuros na sua estrutura.
Palavras-chave: barragem. Condicionantes geológicos. Sismicidade induzida.





















2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Na construção de barragens devem ser observados vários fatores para realização dos cálculos do paramento. Para evitar danos futuros nessa construção deveser analisado por solo do corpo da barragem e o material usado para construção do paramento para que, quando compactado, diminua o número de poros evitando pequenas falhas, ocasionado pela infiltração da água que possa levar a ruptura da barragem.
Com bases em pesquisas bibliográficas e via internet, observamos que a construção de uma barragem não é apenas construir um paramento, por issodividimos nossa pesquisa em subtítulos para melhor compreensão. Começando pela definição de barragens que é a obra construída transversalmente a vales ou depressões com objetivo de elevar o nível das águas dos cursos naturais, ou para formar reservatório que acumulem água temporariamente; cobertura de solos e rochas alteradas constituindo um fator importante para a definição do tipo de barragem. Outrosfatores: transição solo-rocha, origem do solo, características geotécnicas, permeabilidade e etc. Barragens de concreto devem ser apoiadas em função da rocha. A cobertura de rocha alterada é removida. Nas ombreiras deve ser tirado o solo. Escavações de ensaios; modificação de resistência de rocha por dissolução do cimento, substâncias química ou dentríca que una os grãos das rochas. Com odesnível surge uma gradiente hidráulica. Rochas sedimentares mais cimento solúvel pode ter diminuição da resistência da mesma; Erosão do paramento de montante por ondas, ventanias formam ondas que podem quebrar o paramento e montante a solução será uma proteção com uma camada de rochas que vem a diminuir o impacto causado pelas ondas; Impactos ambientais, inundações de áreas em torno do reservatóriodestruindo o habitat da fauna e flora existente; Sedimentos, o assoreamento acontece com o transporte dos sedimentos por meio das correntezas até o fundo do reservatório quanto maior a quantidade de sedimentos acumulado menor será o volume da barragem; Sismicidade induzida, é quando uma carga é exercida em um local deslocando as placas que causaram os sismos; Contaminação de água ocorre quando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONDICIONANTES GEOLÓGICOS PARA PROJETO DE BARRAGEM
  • Barragens e seus condicionantes
  • CONDICIONANTES GEOLÓGICOS DAS FUNDAÇÕES
  • estradas e condicionantes geologicos
  • Condicionantes geologicos e seus tratamentos
  • Estradas e seus condicionantes geológicos
  • Liquefação
  • Condicionantes geológicos na interpretação de ensaios de piozocone

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!