Fabricalçao

2395 palavras 10 páginas
Introdução
A sociedade industrial moderna tem como figura central as máquinas, que possuem a função de multiplicar a produtividade, diminuir os esforços do trabalhador e melhor a qualidade de produtos e serviços. Porém, a interação entre o homem e a máquina possibilita a ocorrência de acidentes de trabalho, decorrentes da falta de treinamentos e capacitação dos operadores, manutenção precária dos equipamentos ou por falta de sistemas de proteção. Inúmeros mecanismos e técnicas de segurança foram desenvolvidos para serem aplicados nas máquinas, conforme a necessidade e realidade do sistema de produção.
De acordo com a legislação brasileira, acidente de trabalho é definido pelo Decreto n° 611/92 como: é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou ainda, pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.
Já o conceito prevencionista de acidente de trabalho adota a seguinte definição: acidente de trabalho é toda ocorrência que interrompe o andamento normal do trabalho, podendo resultar em danos físicos e/ou funcionais, ou morte do trabalhador e/ou danos materiais e econômicos à empresa e ao meio ambiente.
Para a prevenção de acidentes com máquinas, não são suficientes as ações tradicionais de engenharia, como a simples instalação de dispositivos de segurança, pois o treinamento destinado ao trabalhador torna-se a figura central para a eficácia de todo o sistema. Uma das formas de se prevenir acidentes é por meio de uma boa sinalização que ocorre, por exemplo, pelo emprego correto das cores nos ambientes e na delimitação de áreas.
Segundo Iida (2005), máquinas e equipamentos geralmente têm partes móveis que representam riscos potenciais, que podem tornar-se seguros se forem adequadamente projetados, construídos, bem instalados e operados por pessoas habilitadas. Os três pontos críticos na máquina,

Relacionados

  • AP II Gestão Estratégica de Negócios
    540 palavras | 3 páginas
  • Síndrome anêmico modificado Salvo Automaticamente
    845 palavras | 4 páginas