Explorando meu corpo
JUSTIFICATIVA
Enquanto estudantes do curso de Pedagogia nos damos conta que a primeira vez que a escola nos proporcionou estudar ou falar sobre o corpo humano foi a partir do quinto ano do ensino fundamental.
Durante nossos estudos, nos diferentes componentes desenvolvidos no curso de Pedagogia, compreendemos a importância de reconhecer a criança na educação infantil de forma íntegra. Isto é, considerando sua história de vida desenvolvida mediante diferentes contextos, sua etnia, sua cultura, seus valores e conceitos.
Tudo isso nos faz perceber que o ponto de partida para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem na educação infantil precisa ser a identidade da criança, ou seja, a partir do corpo.
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil (RCNEI):
Seguindo as orientações contidas no RCNEI buscamos desenvolver no aluno a compreensão de seu corpo e a valorização do mesmo através do contato com conhecimentos relacionados, utilizando também dos aparatos lúdicos para maior envolvimento dos educandos e assimilação do aprendido com o real.
É utilizando-se do corpo e seus aparatos que o aluno desenvolve aspectos cognitivos, afetivos, culturais e o social.
O esquema corporal não é “um dado inicial, nem uma entidade biológica ou psíquica”, mas uma construção [...] Estudar a gênese do esquema corporal na criança é indagar-se como a criança chega “à representação mais ou menos global, específica e diferenciada de seu corpo próprio” [...] Esta aquisição é importante. “É um elemento básico indispensável à construção da personalidade da criança [...] É o resultado e a condição de legítimas relações entre o indivíduo e o seu meio” (WALLON apud LE CAMUS, 1986, p. 37). O corpo possibilita o uso de diversificadas linguagens não apenas verbal, mas corporalmente por meio de gestos e dos movimentos, é uma caracterização do eu que diferencia-me do outro por adjetivos únicos em cada ser. Por meio da brincadeira o indivíduo