experiencias de mulheres

Páginas: 3 (679 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Para Vygotsky, o processo de internalização é de natureza semiótica, e a estrutura da ação, depois de internalizada, transforma-se em estrutura de signo. De fato, afirma Vygotsky (1989, p.88): “Na formação do conceito, o signo é a palavra e, no plano interno, o portador da estrutura reduzida e transformada da ação social.”

Internalização do ato de copiar em si

Os momentos decópia alternavam em totalmente sem sentido ou como uma forma de aproximar os alunos das atividades feitas na sala de aula. Algumas vezes os alunos não realizavam a cópia mas normalmente a faziam, porqueessa era a tarefa que eles haviam internalizado, o que eles sabiam fazer, ou seja, copiar.

Segundo Vygotsky (1998), a mente da criança possui todos os estágios do futuro desenvolvimentointelectual. Apenas emerge num momento adequado. O aprendizado da criança ocorre muito antes de freqüentar a escola. As crianças têm a sua própria lógica, a sua própria aritmética, constroem umaprendizado não sistematizado, o que difere da escola, a qual assimila aos fundamentos do conhecimento científico.

Esse aqui não consegui avançar…

Um conceito importante no contexto de umaprendizado é a Zona de Desenvolvimento Proximal, que caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente. A zona de desenvolvimento real é o desenvolvimento mental retrospectivamente. Ambos devem serrevelados no desenvolvimento mental da criança.
“ uma compreensão plena do conceito de zona de desenvolvimento proximal deve levar à reavaliação do papel da imitação no aprendizado”(VYGOTSKY, L.S.1998, p. 1
14).

Se a atividade de cópia é a imitação da escrita do professor ou dos colegas de sala que conseguem realmente escrever, a criança está realizando uma atividade com a ajuda de ummediador(professor, colegas). Entretando, somente se o aprendizado for realmente internalizado é que será considerado um desenvolvimento real da criança. Se a cópia da escrita adulta não ultrapassar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a experiencia da mulher com cancer
  • Políticas públicas de combate a violência contra a mulher: a experiência da rede de atendimento a mulher
  • Experiências psicossociais vivenciadas pelas mulheres que optaram pela não maternidade
  • Experiências e vivências de mulheres mastectomizadas em um grupo de apoio e auto-ajuda a pacientes de câncer.
  • UM OLHAR NA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO NA PROTEÇÃO DA MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA: relato de experiência em uma...
  • Experiencias
  • Experiencias
  • Experiencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!