PSICOLOGIA DA APREDIZAGEM

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


Nomes e RA




PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM













TAGUATINGA – DF
05 DE JUNHO DE 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


MAYARA REIS DOS PASSOS 7978734613
NATALLIA C. AMARAL DA SILVA 7534609840
SUZANA B. DA SILVA MEDEIROS 7247588598THAISSA J. C. CARVALHO 7980703799






PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM




Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Psicologia da Aprendizagem do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da tutora: presencial: Especialista ADRIANA DE SOUZA MORAES RODRIGUES.TAGUATINGA - DF
05 DE JUNHO DE 2014


As contribuições da Psicologia da Aprendizagem para a Pedagogia

Digamos que o desenvolvimento da aprendizagem é um dos temas mais estudados pela psicologia, a educação chega a ser mais complexa e ampla, englobando as práticas educativas no desenvolvimento humano.
A Psicologia chega a ser compreendida como a ciência do comportamento, o papel de umpsicólogo é entender o comportamento humano, e o papel do pedagogo é fazer com que ele não desenvolva comportamento que leve ele a alterar seu comportamento de bom cidadão. Ambas estão ligadas ao desenvolvido humano uma para educar e desenvolver, outra para compreender e analisar fatores agravantes.
Embora a escola tenha um papel importante como meio transformador, é preciso que reconheça seu ladoprogressista, voltamos a destacar a psicologia por ela ter o papel de intervir nas soluções de problemas variados.
A aprendizagem na psicologia envolve o desenvolvimento de alguns poderes, capacidades e potencialidades do homem como ser, sendo elas físicas ou mentais.
Dificilmente entenderemos a História da Psicologia sem perceber que há nela uma ligação com a educação, pois a educação foi um dosmeios mais importantes para o desenvolvimento da Psicologia.
Muitas conquistas psicológicas tiveram a sua origem ressaltada a partir de uma necessidade no campo educacional.
A união da Pedagogia com a Psicologia foi necessárias para que se fosse compreendido o desenvolvimento humano e trabalhar com as crianças a partir desse novo contexto.
A Psicologia estuda o comportamento humano e os processosmentais, assim contribuindo com o professor destacando conhecimentos, competências, valores e atitudes, portanto desse modo a psicologia também aplica a educação e ao ensino.
Assim tanto a Psicologia como a Pedagogia estuda-se de formas diferentes mais uma ligada à outra, as teorias de educação e de aprendizagem.

Teorias da Aprendizagem

Teorias
Psicologia
Aspectos ConceituaisContribuições para o âmbito educacional
Teoria Verbal Significativa



Esquema de estrutura cognitiva, onde o conhecimento não é definitivo, mas mudam continuamente ou são refinados.
Ocorre quando o aluno já tem um conhecimento anterior e interage com o conhecimento novo, não são como tábua rasa que o professor tem que preencher.
Teoria genética da aprendizagem






O desenvolvimento humano passapor estágios de desenvolvimento, onde o conhecimento é gerado através da interação do sujeito com o meio.

Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assemelhado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar.
Teoria sociocultural
Desenvolvida por Vygotsky, o desenvolvimento do ser humano se baseiaentre a sociedade e a cultura.
A aprendizagem sempre insere relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influências externas, sempre visando a autonomia do aluno.


Significações e Empregabilidade das Teorias Estudadas
Vimos que a teoria verbal significativa apresenta algumas vantagens para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia e apredizagem
  • psicologia da apredizagem
  • psicologia da apredizagem
  • Apredizagem
  • apredizagem
  • APREDIZAGEM
  • Apredizagem
  • Apredizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!