Exercícios Engenharia Econômica - Microeconomia

Páginas: 6 (1317 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Engenharia Econômica - Lista de Exercícios

1) Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Porque as necessidades humanas são ilimitadas ou infinitas enquanto os recursos produtivos (ou fatores de produção, como recursos naturais, mão de obra, capital) são finitos ou limitados. Sendo assim, osrecursos disponíveis não são capazes de atender a todas as necessidades da sociedade, o que faz com que seja necessário priorizar algumas em detrimento de outras, levando aos problemas econômicos fundamentais mencionados acima.

2) Como se define o conceito de escassez?
De acordo com O’Sullivan1, Arthur no livro Introdução à Economia: princípios e ferramentas, a escassez “é uma situação na qual osrecursos são limitados em quantidade, mas podem ser usados de diferentes maneiras”. Devido a isto, para se obter um bem ou serviço, outro(s) bem(ns) ou serviço(s) deverão ser sacrificados.

3) Do que tratam as ciências econômicas?
A economia é uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Paraisto, estuda a escassez, o modo como a sociedade administra os seus recursos escassos e o uso destes na produção de bens alternativos.

4) Quais são as preocupações dos economistas?
Os economistas devem pensar nas alternativas possíveis, avaliar o custo das escolhas individuais e sociais e prover a sociedade com informações sobre como alguns eventos e assuntos se relacionam. Economistas criammodelos e levantam hipóteses para tornar o “mundo” mais fácil de se entender e usam diferentes hipóteses para responder à diferentes questões.

5) Comente a seguinte frase: “Os automóveis não são escassos pois circulam automóveis em número excessivo. As vias de transporte, essas sim, são escassas!”
Essa afirmação pode ser contestada, pois a escassez tem a ver com o indivíduo ou grupo ao qual serelaciona. Assim, para um indivíduo ou família, o automóvel pode ser um bem escasso, enquanto no âmbito de um município ou mesmo de uma nação, as vias públicas poderão ser escassas, uma vez que não atendam às necessidades da população que vive em seu território.

6) Por qual motivo se apresentam aos economistas as escolhas alternativas como importantes?
Porque, ao fazer a escolha pela produção deum bem, você arca com o sacrifício da opção preterida. É o chamado custo de oportunidade (custo alternativo ou implícito), que consiste no sacrifício de obter algo. Para determiná-lo, deve-se fazer uma avaliação da relação custo-benefício das opções, identificando qual das alternativas disponíveis é a melhor.

7) A escassez é uma característica geral de qualquer economia, ou aplica-se apenas aeconomias menos desenvolvidas?
A escassez é uma característica presente em todas as economias, em maior ou menor grau.

8) Defina Fronteira das Possibilidades de Produção (FPP).
São as várias combinações de produtos que uma economia pode produzir dados os fatores de produção e tecnologia disponíveis. É representada por um gráfico onde uma curva representa essas combinações.

9) Dê trêsexemplos de tradeoffs importantes com que você se depara na vida.
Seria possível ocorrer tradeoff, nas seguintes opções: trocar o carro por um mais novo x viajar para o exterior; reformar ou decorar a casa x sair para bares ou restaurantes diferenciados; pagar uma academia/fazer atividade física de qualidade x gastos com estética, como salão de beleza, roupas, etc.

10) Qual o custo de oportunidadede assistir a um filme no cinema?
Há o custo financeiro, o valor que foi gasto para chegar até o cinema, o preço do ingresso, etc. E durante o tempo que você permanece no cinema, está perdendo a possibilidade de realizar alguma outra atividade naquele período. Assim, se gastamos duas horas assistindo a um filme, teremos duas horas a menos para realizar outras atividades. Todos esses dados, além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia econômica
  • LISTA DE EXERCICIOS ENGENHARIA ECONOMICA
  • Exercicios de engenharia economica
  • Exercicios engenharia economica
  • Engenharia economica
  • Exercícios microeconomia
  • Exercicios microeconomia
  • EXERCICIOS DE MICROECONOMIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!