Evolucao do marketing de varejo

Páginas: 7 (1512 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014
Evolução do Marketing de varejo

Introdução

Nas ultimas décadas houve mudanças significativas nas teorias e nas diretrizes do marketing.
Nos anos 50 não se falava em marketing e a cada década foi notando a necessidade de promover o produto, desenvolver o mercado e ferramentas para melhorar o desempenho das vendas.
Hoje o marketing tem papel de destaque dentro das organizações empresariase é visto como peça útil na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
No decorrer desta atividade iremos analisar essas mudanças, as vantagens e desvantagens do marketing dentro de diferentes segmentos de varejo.

Evolução do marketing de varejo

Na década de 60 foi a primeira grande mudança no cenário do marketing quando Theodore Levitt mostrou a importância da satisfação dos clientes etransformou para sempre o mundo dos negócios.
Na década de 70, destacou-se o fato de surgirem departamentos e diretorias de marketing em todas as grandes empresas.
Na década de 80 o marketing passou a ser uma preocupação direta da alta direção de todas as megacorporações, não estando mais restrita a uma diretoria ou departamento.
Na década de 90 a internet chegou como uma nova via decomunicação, outra tendência foi a exigência de mercado haver uma preocupação com o bem-estar da sociedade.
Na década de 2000 a virada do milênio assistiu à segmentação da televisão a cabo, à popularização da telefonia celular e à democratização dos meios de comunicação, especialmente via Internet, alertando as corporações para a nova realidade de um mercado conectado. Isso revolucionou tanto a logísticacomo a oferta de produtos, e o cliente passou a ter informações e poder de barganha nunca antes visto. Era de se esperar que isso influenciasse a maneira com a qual os consumidores interagiam com as empresas e entre si.
A década de 2010 é marcada pela inserção da rede mundial de computadores e um novo comportamento de compra on line,
Com essa evolução, é possível entender o amadurecimento doconceito de marketing e a necessidade da criação de marketing segmentado, foi necessário estabelecer ferramentas sólidas para conseguir atingir objetivos mensuráveis.
Foi necessário segmentar o mercado e definir seu público alvo, as empresas passaram a atacar os clientes que tem o perfil para consumir seus produtos, com isso as empresas criam novos conceitos para conquistar seus clientes:oferecem produtos que desempenham a sua função; dão aos clientes mais do que eles esperam; evitam preços irreais; serviços e suporte pós-venda; etc.
Os produtos passam a ter valor que são agregados a qualidade, atendimento, satisfação, serviços prestados, entre outros.
Os profissionais da área de marketing devem se tornar mais criativos em suas estratégias, pois tem o compromisso de praticar o preçojusto, mesmo porque existem muitos concorrentes no mercado, dessa forma, não é possível fidelizar um produto somente pela sua qualidade, mas o varejo precisa cada vez mais focar os seus esforços de marketing na busca da melhoria contínua através da qualidade no atendimento, da satisfação do cliente, do atendimento humano.

Ameaças do e-commerce ao varejo tradicional

De acordo com a E-bit,empresa especializada em informações do comércio eletrônico, o setor de e-commerce movimentou R$ 28,8 bilhões em 2013, crescendo, nominalmente, 28%, em relação a 2012, quando o faturamento chegou a R$ 22,5 bilhões. Apesar da inflação e da desaceleração da economia, o resultado superou as expectativas, que indicavam um crescimento nominal de 25%. Para 2014, a E-bit prevê um crescimento nominal de 20%.As compras e-commerce são cômodas, devido facilidade em fazer pesquisa de produtos, variedades e preços em diversas empresas com apenas uma busca na internet.

Também podemos salientar que as empresas de e-commerce não têm lojas físicas, portanto não tem que sustentar o mesmo numero de funcionários e gastos do varejo tradicional, seus custos operacionais são mais baixos, permitindo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Varejo Evolução
  • Varejo e marketing de varejo
  • evolucao do varejo
  • Marketing no varejo
  • Marketing de varejo
  • marketing de varejo
  • Marketing de Varejo
  • Marketing de varejo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!