Evolução da Ciencia Economica

Páginas: 28 (6807 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Notas de Aula

Aula 2 – Evolução da Ciência Econômica

1- A fase pré-científica da Economia

A Economia Européia Pré-capitalista
O Feudalismo – sistema socioeconômico que precedeu o capitalismo na Europa Ocidental. O declínio da parte ocidental do velho Império Romano deixou a Europa sem as Leis e a proteção que o Império oferecia. O vácuo foi preenchido pela criação de uma hierarquiafeudal na qual o servo ou camponês era protegido pelos senhores feudais, que, por sua vez, deviam fidelidade e eram protegidos por senhores mais poderosos. Assim se estruturava o sistema, indo até rei. Os fortes protegiam os fracos, mas a um alto preço. Em troca de pagamentos em moeda, alimentos, trabalho ou fidelidade militar, os senhores concediam o feudo – um direito hereditário ao uso da terra.Os costumes e a tradição são a chave para a compreensão das relações medievais. Toda a organização medieval baseava-se em um sistema de serviços e obrigações mútuas, envolvendo toda a hierarquia feudal. A posse ou o uso da terra obrigava a certos serviços ou pagamentos costumeiros, em troca de proteção. O senhor estava tão obrigado a proteger o servo quanto este estava obrigado a pagar, em troca,uma parte de sua colheita ou trabalhar para o senhor.
As disputas entre servos eram resolvidas na corte do senhor, segundo não só as circunstancias especiais de cada caso, como também o costume do feudo para tais casos. É claro, que, em geral, um senhor decidia a seu favor, em uma disputa entre ele próprio e seu servo.
As regras segundo os costumes do feudo aparecem em profundo contraste,comparadas com o sistema legal e jurídico do capitalismo. O sistema capitalista baseia-se no cumprimento de leis de caráter universalista e contratos.
Foi o fortalecimento dessas obrigações e da capacidade dos nobres de fazê-las serem cumpridas de uma extensa hierarquia de vassalos numa região muito grande, que acabou levando ao aparecimento dos modernos Estados-nação. Esse processo ocorreu durante operíodo de transição do feudalismo para o capitalismo.
A instituição econômica básica da vida rural medieval era o feudo, no qual havia duas classes distintas: os nobres, ou os senhores, e os servos, ou escravos. Ao contrário do escravo, que era uma simples propriedade a ser comprada ou vendida à vontade, o servo não podia ser separado de sua família nem de sua terra. Normalmente, o servo estavalonge de ser livre.
O senhor vivia do trabalho dos servos que cultivavam seus campos e pagavam impostos em espécie e em moeda, de acordo com o costume do feudo. O senhor dava proteção, supervisionava e administrava a Justiça, de acordo com o costume do feudo. Embora o sistema repousasse na reciprocidade das obrigações, a concentração do poder político e econômico nas mãos do senhor conduzia a umsistema no qual, por qualquer critério, o servo era explorado ao extremo.
Além dos feudos, a Europa medieval tinha muitas cidades, que eram importantes centros manufatureiros. Os bens manufaturados eram vendidos aos feudos e, algumas vezes, comercializados no comercio de longa distancia. As instituições econômicas dominantes nas cidades eram as guildas – associações artesanais, profissionais e deofício – que existiam desde o Império Romano. Quem quisesse produzir ou vender qualquer bem ou serviço teria de entrar para uma guilda.
A sociedade medieval era predominantemente agrária. O mais importante avanço tecnológico da Idade Média foi a substituição do sistema de plantio de dois campos para o sistema de três campos. Dessa mudança aparentemente simples na tecnologia agrícola, resultou umdramático aumento do produto agrícola. Esses melhoramentos na agricultura e no transporte contribuíram para duas mudanças importantes e de longo alcance. Primeiro, tornaram possível um rápido aumento do crescimento da população. Segundo, houve um rápido aumento de concentração urbana, estreitamente ligado à expansão da população. Outro importante resultado da especialização crescente foi o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução da ciência econômica
  • Evolucao da ciencia economica
  • Evolução Ciencia Economica
  • Resumo (Evolução da Ciência Econômica)
  • Evolução economica
  • Evolução Economica
  • Evolução Econômica
  • Ciências Economicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!