Diversos

Páginas: 11 (2633 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
SUPLEMENTAÇÃO ALIMEnTAR APLICADA AO ESPORTE







Abril
2014



Hidratação

A água é o principal constituinte do corpo humano correspondendo a 60% do peso corporal total, entretanto depende da característica de cada indivíduo (sexo, idade, peso, estado de treinamento, conteúdo muscular de glicogênio, entre outros). Essa diferença é determinada pela distribuiçãocorrespondente a quantidade de água entre os espaços intracelular 65% e extracelular 35%, esta é dividida em: Intercelular fica entre ou ao redor das células e a Intravascular, fica no interior dos vasos sanguíneos ou compartimentos mistos como líquido cérebro-espinhal, líquido dos olhos e ouvidos.

Conteúdo hídrico em diferentes tecidos corporais

Tecido corporal
Conteúdo hídrico
Participaçãono peso corporal total
Músculos
76%
43%
Ossos
22%
15%
Tecido adiposo
10%
12%
Pele
72%
18%
Órgãos
76%
7%
Sangue
83%
5%
Marquezi & Lancha Jr., 1998
As principais funções da água são a regulação da temperatura corporal, Proteção dos principais tecidos como medula espinal e encéfalo, Funcionamento dos órgãos do sentido,Controle da pressão osmótica e ela é o principal elemento constituinte no sangue. O equilíbrio da quantidade de água no corpo representa a diferença entre a perda e a ingestão de líquidos. Para um adulto normal a renovação ou ingestão de líquido deve variar de 2 a 3 litros por dia, por causa da perda de água insensível ou na perda pela evaporação da umidade pela pele (suor).
Os Rins sãoresponsáveis pela manutenção de água que ocorre no organismo através da combinação com as proteínas, carboidratos e eletrólitos. Mecanismos homeostáticos funcionam por meio de retroalimentação, e seu principal dispositivo é a osmolaridade. A água passa através de uma membrana permeável de uma solução mais concentrada de soluto para uma menos concentrada criando pressão osmótica.
O controleendócrino do equilíbrio hidroeletrolítico se dá por dois mecanismos, primeiramente pela regulação do volume sanguíneo através do sistema renina-angiotensina-aldosterona e pela regulação da osmolaridade plasmática. No sistema renina-angiotensina-aldosterona, os receptores (barorreceptores) localizados nos rins, detectam alterações na pressão sanguínea e na concentração de sódio, ou seja recebe umestímulo de que há perda excessiva de suor e perda de água na corrente sanguínea (Hipoidratação), com isso é liberado a renina que dividi seu substrato, e recebe o angiotensinogênio (produzido no fígado) para produzir a angiotensina I, que logo é convertida em angiotensina II pela enzima ECA (produzido no pulmão). A angiotensina II estimula a secreção aldosterona pelo córtex adrenal (também atuacom vasoconstritor), assim aumenta a reabsorção de sódio (Na+) e de água nos rins normalizando a pressão arterial. A regulação da osmolaridade é medida por osmorreceptores que ao detectarem o aumento da osmolaridade plasmática ou a diminuição do volume sanguíneo (hipovolemia), estimulam a glândula hipófise pelo hipotálamo para a liberação do hormônio antidiurético ADH ou vasopressina na circulaçãosanguínea, para que a mesma cause um efeito na regulação da reabsorção de água nos rins, assim a água absorvida nos rins retorna ao sangue ajudando a manter no organismo e o volume sanguíneo. A vasopressina também é um potente constritor dos vasos sanguíneos, promovendo o aumento da pressão arterial.
Quando o organismo está com níveis adequados de água, dizemos que ele está no estado deeuidratação (normoidratado), se apresentar uma redução do conteúdo de fluidos do corpo chamamos de hipoidratação e quando o volume de água corporal está acima do normal se caracteriza como hiperidratação.
O termo desidratação define uma redução mais ou menos rápida de água corporal, levando o organismo de um estado de euidratação para o de hipoidratação, ou também podendo ser do estado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • diversos
  • Diverso
  • diversos
  • diversos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!