Etica e Politica

Páginas: 12 (2999 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
1. Introdução
Este trabalho de reflexão sob o tema – Ética, Política e Governação – enquadra-se no âmbito do fim do Modulo sobre ética e Politica, leccionado na Universidade Pedagógica, curso de Mestrado em Ciências Políticas e Estudos africanos.
Ética, politica e governação constitui os três vértices ou ângulos que articulam as actividades públicas dos cidadãos. Isto é, parece que não se podedissociar ou fragmentar a relação existente entre estas actividades, pois complementam-se entre si.
A escolha deste tema fundamenta-se no facto de que actualmente a politica tem sido conotado como um jogo de mentiras, de aldrabar, corromper, assassinar. Em uma palavra. A política tem sido conotada como um “jogo sujo”. Neste contexto, colocam-se as seguintes questões: é possível ainda argumentara favor da relação existente entre ética e política ou se tratam de campos que se excluem entre si?
Os últimos acontecimentos do século passado que atentaram a dignidade humana fazem com que a ética seja um tema transversal que perpassa a todos os campos de investigação e de actividade humana, desde a política ate a governação, do campo militar passando pela medicina.
A tese a defender nestetrabalho é: a ética deve “reabilitar as consciências de cada ser humano, desde ao camponês ate ao operário, do cientista política aos próprios políticos passando por todos os actores da ciência.” De facto, a ética deve ajudar as pessoas a serem humanas ou seja, agir com conhecimento e com responsabilidade. Neste contexto, a tese axial que deriva daquela é de que a politica e a governação constituiactividades nobres que os humanos desenvolvem para se organizar desenvolvendo actividades do bem comum que emancipam humanamente a cada membro da sociedade.
O trabalho sob o ponto de vista de estrutura consiste, primeiro na conceptualização dos termos ética, política e governação. No segundo momento estabelece-se a relação que existe entre a ética, política e governação e por último faz-se umaconclusão seguida pela bibliografia.
Portanto, não se pretende esgotar este tema sob o ponto de vista de conteúdo, pretende-se sim, compreender e argumentar filosoficamente a centralidade da ética no processo político e da governação.
2 CAPITULO I. CONCEPTUALIZAÇÃO: ÉTICA, POLĺTICA E GOVERNAÇÃO
Neste capítulo vamos definir os conceitos chaves deste trabalho para compreender o seu sentido esignificado para que melhor sejam aplicados neste trabalho. Importa salientar que a definição dos conceitos varia de autor para autor conforme o seu objectivo. Para o nosso caso, vamos definir a ética na visão de Aristóteles; vamos definir a politica também na visão de Aristóteles mas também na visão Hannah Arendt.
2.1 O Que é Ética?
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que dizrespeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras,trata-se de uma reflexão sobre o valor das acções sociais consideradas tanto no âmbito colectivo como no âmbito individual (BLACKBURN, 1997:510).
A ética, neste contexto, seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjectividade, e acerca de como lidamos com as essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não a esses valoresnormativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efectivo valor a tais valores.
Aristóteles no seu explanar, na questão da ética, ele dá um passo, primeiro explanando a felicidade. Para ele a felicidade consiste na plena realização das próprias capacidades (1). Tomando o ponto de vista desta frase, Aristóteles chega a demonstrar que a felicidade dita do homem não deve ser aquela que simplesmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica e politica
  • Etica na politica
  • Ética na política
  • Ética e política
  • etica e politica
  • Ética e politica.
  • Politica e etica
  • etica e politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!