Etica dos negocios

Páginas: 6 (1353 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
















































A























SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃo 3
2 CÓDICO DE ÉTICA DO CONTADOR 4






1 INTRODUÇÃo

Neste trabalho, faremos uma abordagem a respeito da importância da ética nas Organizações, e a responsabilidade do profissional contábil, em relação àspráticas.
Adotadas por seus clientes, falaremos do caso Schincariol demonstrando os atos ilegais, deste Grupo, na busca desenfreada pelo lucro, que por isso passa por cima de diversos princípios éticos.
Demonstraremos como se deu a sua expansão no mercado cervejeiro, e o faturamento obtido depois de seu fechamento e reabertura como um anova marca.
2 CÓDICO DE ÉTICA DO CONTADORTem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional. (Art. 1º)
De um modo geral, o bom profissional é aquele que, conhece, executa, defende e denuncia. Assim, o profissional está cumprindo sua função na sociedade, e, se tiver conhecimento de seus direitos e deveres e executar seu trabalho de acordo com esses conhecimentos,defendendo e valorizando sua profissão, não praticando nem deixando que pratiquem irregularidades no seu exercício profissional, tornando-se “fiscais” de sua profissão.
Fonte:(http://www.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccsa/a%20importancia%20da%20etica%20no%20exercicio%20profissional.pdf)


O contador envolvido em fraudes no caso da Schincariol feriu diversos artigos do código deética do contador. Tais atos afetam a imagem do profissional contábil, que tem como princípio fornecer informações claras, objetivas e transparentes, agindo sempre dentro da legalidade.


2.1 ERROS DO CONTADOR DA SCHINCARIOL


Subfaturamento das notas fiscais de venda, com recebimento “por fora” da diferença entre o valor real e o da nota;

Compra de matéria-prima sem nota fiscal deempresas inexistentes nos estados do Nordeste;
Exportações fictícias para aproveitar as vantagens fiscais e vendas no mercado interno;
Importação com a classificação e a quantidade das mercadorias incorretas nas notas fiscais;
Triangulação de notas fiscais ou a utilização de “notas fiscais viajadas”, isto é, a emissão de notas fiscais destinadas a estados com tributação favorável quando, naverdade, as mercadorias são levadas para outros estados tributados a uma alíquota maior. Havia a utilização da nota fiscal mais de uma vez, até que ela recebesse o carimbo da fiscalização estadual na fronteira, e, além disso, a placa do caminhão utilizado para o transporte era trocada para que combinasse com a que estava especificada na nota fiscal, e;

Distribuidoras, em nome de “laranjas”,que não tinham estrutura para funcionar obtinham liminares na Justiça Estadual e Federal para não pagar Imposto sobre circulação de mercadorias (ICMS) e Imposto sobre produtos industrializados(IPI), de forma que quando a liminar era cassada, outra distribuidora repetia a ação.


2.2 ARTIGOS INFRINGIDOS

Ao superfaturar notas fiscais, o contador infringiu os Art. VIII IX e XVII do cap.II do código de ética do contador que dispõem:

Art. VIII – concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção;

Art. IX – solicitar ou receber do cliente ou empregador qualquer vantagem que saiba para aplicação ilícita.

Art. XVII – iludir ou tentar iludir a boa-fé de cliente,empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informações ou elaborando peças contábeis inidôneas.

Não só foi uma conduta ante- ética mais também criminosa.

2.3 DAS PENALIDADES

O profissional que deixar de cumprir quaisquer das normas previstas no código de ética estará sujeito às penalidades descritas a seguir:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ETICA NOS NEGOCIOS
  • ETICA NOS NEGOCIOS
  • ETICA NOS NEGOCIOS
  • Ética nos Negócios
  • Ética nos negocios
  • etica nos negocios
  • etica nos negocios
  • etica nos negocios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!