estudo dirigido
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL
ESTUDO DIRIGIDO: Introdução a Patologia
Assinale V ou F para cada uma das frases abaixo, identificando a resposta correta caso a sentença esteja incorreta:
( ) É objetivo da Patologia estudar a doença quanto às suas causas, mecanismos, repercussões morfológicas e funcionais no organismo, bem como ossinais e sintomas que causam.
( ) Etiopatogenia é o estudo da causa e do mecanismo de ação desta na geração da doença.
( ) O conceito de doença mudou ao longo dos tempos e hoje é entendido como um desequilíbrio na relação dinâmica entre o homem e o meio onde se insere.
( ) A citopatologia é um exame barato e simples, muito útil no diagnóstico das doenças mas que deve ser complementado com abiópsia, para fins de tratamento definitivo.
( ) Além da função diagnóstica, as biópsias podem servir para o acompanhamento da evolução de certas doenças crônicas, como a hepatite crônica, e para confirmar a acurácia de outros exames para diagnóstico, como os exames de imagem.
( ) As informações clínicas que acompanham uma peça enviada para o laboratório são de pouca importância diagnósticae destinam-se principalmente para fins de registro e arquivamento.
( ) A observação microscópica pelo patologista é suficiente para o estabelecimento do diagnóstico.
( ) Cada doença apresenta sempre alterações morfológicas distintas e específicas, direcionando seu diagnóstico.
( ) O exame de congelação é utilizado para o diagnóstico transoperatório, sendo de execução rápida e simples,permitindo dispensar o exame convencional da parafina.
1. Conceitue : biópsia, autópsia e citopatologia, mostrando um benefício e uma limitação dos procedimentos.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL
ESTUDO DIRIGIDO: Lesão Celular
Assinale V ou F para cada uma das frases abaixo, identificando a respostacorreta caso a sentença esteja incorreta:
( ) A membrana plasmática necessita da energia contida no ATP para que haja entrada de água na célula.
( ) Hipóxia causa dano às células porque impede a formação de ATP.
( ) Quando a célula não obtém O2 suficiente, ela ainda produz pequena quantidade de ATP através de glicólise anaeróbica.
( ) A glicólise anaeróbica aumenta o pH dacélula.
( ) Diferenciação celular é o processo de amadurecimento, específico de cada célula, que a torna apta a tender às exigências para qual se destina.
( ) Os principais agentes agressores são de natureza química, biológica ou física, mas estes últimos raramente são causa de lesão em moradores de grandes cidades.
( ) Todas as bactérias e vírus são sempre potencialmente patogênicos para ohomem.
( ) Os estímulos sobre as células e os tecidos podem levar a adaptação celular, quando a célula consegue se modificar para manter suas atividades e resistir a agressão.
( ) A fronteira entre adaptação e lesão reversível é tênue e deve ser entendida no sentido de manutenção funcional, mantida na primeira e reduzida ou ausente na segunda.
( ) O ponto de não retorno é um momentobem determinado no tempo e na evolução dos fenômenos que ocorrem no interior da célula.
( ) Aumento da concentração de cálcio no citossol, lesão grave da membrana celular e redução intensa do ATP disponível na célula formam o tripé da lesão celular irreversível.
1. O que é “tumefação turva”, “inchação turva” ou degeneração hidrópica, qual o mecanismo de sua formação e sua principal causa?UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL
ESTUDO DIRIGIDO: Adaptações Celulares
1. Analise as frases abaixo e responda V ou F:
( ) As degenerações ou acúmulos compreendem processos patológicos que são compatíveis com a vitalidade do tecido ou órgão, e que podem ser revertidos após a remoção do fator causal.
( ) O acúmulo...
Por favor, assinar para o acesso.