ergonomia

Páginas: 3 (515 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
LEONARDO DA VINCI, O PRIMEIRO DESIGNER.
Quando citamos o termo “Designer”, só conseguiremos remontar traços históricos de seu uso a partir da Revolução Industrial, epóca na qual se organizou efundamentou a necessidade de existir um profissional especializado em projetar as peças que seriam produzidas em larga escala. Porém se formos nos ater aos desígnios da profissão, fica impossível nãofalar de Leonardo da Vinci. O primeiro homem que exerceu a multidisciplinaridade que é inerente ao Designer.
Leonardo nasceu no ano de 1542 na província de Vinci, na época pertencente à cidade deFlorença e desenvolveu-se ao longo de sua vida como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Sendo parte do ápice do movimentorenascentista, Leonardo foi pródigo na aplicação do estudo da anatomia, matemática e botânica para a concepção de pinturas, esculturas, inventos. Essa característica que anos mais tarde seria digna daprofissão de Designers fez de Leonardo um caso único dentro do Renascimento.
Tal perfil de profissional foi capaz de conceber mais de 300 anos antes a idéia de helicópteros, tanques de guerra, robôs,a máquina à vapor, submarino, além de muitas outras idéias que só seriam cumpridas séculos depois. Além disso, concebeu os mais diversos quadros e obras artísticas. Todas baseadas em estudos ferrenhos deanatomia, cores e sombreamento, tais como, por exemplo, a “Santa Ceia”, “Mona Lisa” e a “Dama e o Arminho”.


Engenharia e invenções

Durante sua vida, Leonardo era valorizado como um engenheiro. Emuma carta a Ludovico, il Moro, afirmou ser capaz de criar todos os tipos de máquinas, tanto para a proteção de uma cidade, quanto para o cerco. Quando ele fugiu para Veneza em 1499, encontrou empregocomo engenheiro e arquiteto militar e concebeu um sistema de barricadas móveis para proteger a cidade de um ataque naval. Ele também tinha um esquema para desviar o fluxo do rio Arno, um projeto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia,
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia
  • Ergonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!