estrutura

Páginas: 2 (380 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
Sair da favela ou não ter que pagar aluguel é um sonho de muitos cidadãos. Ter um lugar conquistado com suor, fruto do seu próprio trabalho para reafirmar a dignidade, amparo e respeito. É odomicílio, o endereço certo, o lugar que nos identifica. É nele que a família brota e os valores são ensinados.

No Brasil esse direito é assegurado constitucionalmente. Mas, apesar de consagrar na CartaMagna, da existência de projetos habitacionais e da liberação de créditos para a compra do imóvel, milhões de brasileiros ainda não tem acesso a uma moradia digna.

Esse índice tende a diminuir acada dia, devido a vários fatores predominantes como programas específicos destinados à baixa e média renda e melhora socioeconômico dos cidadãos, os quais incentivam a assinar contratos de compras comparcelas a longos prazos.

Clinquer
Ele é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio), que os fabricantes chamam de "farinha". "Essa mistura é levada aoforno a uma temperatura de 1450ºC, onde fica até os dois elementos se fundirem", afirma o químico Carlos Eduardo Tango, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo. O resultado sãopequenas bolotas que recebem o nome de clínquer. Elas são acrescidas de gipsita (a matéria-prima do gesso) e, por fim, moídas até virarem pó. Está pronta a fórmula básica do cimento. Para endurecer e serusado em construções, esse pó precisa receber água, formando uma pasta. As reações químicas que provocam o endurecimento reduzem a água no interior da pasta, sendo que boa parte desse líquido tambémevapora com o calor gerado pela reação - a perda é tão grande que o cimento pode trincar. A areia entra na mistura para evitar que isso aconteça.
Por ser um material inerte, ela não reage quimicamentecom os outros elementos da fórmula - ao contrário, engrossa a mistura impedindo que o cimento rache. Essa combinação de cimento, areia e água recebe o nome de argamassa. Mas quando o volume a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrutura
  • Estrutura
  • Estruturas
  • Estrutura
  • estruturas
  • Estruturas
  • Estruturas
  • Estrutura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!