estatistica 1,2,3 e 4

Páginas: 17 (4215 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014

Introdução a Estatística. Estatística Descritiva.

A Estatística Descritiva, é um método resumido , dizemos que é o conjunto de métodos para uma organização, apresentação descrição de dados representativos do comportamento de uma variável, onde se utilizam tabelas, gráficos e medidas que resumem a distribuição desta variável.
A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas dedados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos aspectos da Estatística. No século XIX, o desenvolvimento do cálculo de probabilidade e outras metodologias matemáticas, tais como a técnica de Mínimos Quadrados, foram fundamentais para o desenvolvimento da Estatística. Somente no século XX a Estatística desenvolve-se como uma área específica doconhecimento a partir do desenvolvimento da Inferência Estatística; uma metodologia baseada em probabilidade que tem ampla aplicação nas ciências experimentais. 
A Estatística hoje consiste num metodologia científica para obtenção, organização e análise de dados, oriundos das mais variadas áreas das ciências experimentais, cujo objetivo principal é auxiliar a tomada de decisões em situações de incerteza. Aincerteza é consequência da variabilidade de um fenômeno e dificulta a tomada de decisões. O tamanho de uma peça de automóvel a ser produzida é uma quantidade incerta, assim como o número de alunos que se matricularão na disciplina de Estatística no próximo período letivo do curso de graduação. Outros inúmeros exemplos podem ser citados e a forma adequada de lidar com a incerteza é feita por meiodo uso de ideias e métodos desenvolvidos na Estatística. Estes métodos basicamente extraem informações de dados coletados e utilizam ocálculo de probabilidades para direcionar as decisões.




Desafio
O código de barras, contido na maior parte dos produtos industrializados, consiste num conjunto de várias barras que podem estar preenchidas com a cor escura ou não. Quando um leitor óptico,também chamado de scanners, passa sobre essas barras, a leitura de uma barra clara é convertida no número 0 (zero) e a de uma barra escura, no número 1. Observar abaixo um exemplo simplificado de um código em um sistema de código linear com 31 barras. 



Se o leitor óptico for passado da esquerda para a direita irá ler: 0101000110101001110101000110101. 
Se o leitor óptico for passado dadireita para a esquerda irá ler: 1010110001010111001010110001010. 












Estudo de caso

Marcos é proprietário da empresa de importação chamada “Vendomundo”. 
Anos atrás, visando mais eficiência na localização dos contêineres e diminuição dos erros gerados por interferência humana, Marcos contratou os serviços de uma empresa com expertise no desenvolvimento de soluções inteligentespara logística portuária e recintos alfandegados. 
Os códigos de barras lineares, bidimensionais e outras tecnologias, como GPS (Sistema de Posicionamento Global, em português), passaram a ser utilizados pela importadora desde então, como uma das formas de localização de produtos, unidades logísticas, registro de contêineres, documentos, serviços e cargas. Essa tecnologia, sem dúvida, trouxeautomação para a maioria dos processos, gerando eficiência, maior controle e confiabilidade para a empresa.No sistema de código de barras linear, para organizar o processo de leitura óptica de cada código, deve-se levar em consideração que alguns deles podem ter leitura da esquerda para a direita igual à da direita para a esquerda. Para exemplificar, apresentamos o código: 01001000111100010010. Temosaqui um exemplo de um código de barras linear palíndromo. 
Curiosamente, a listagem de um novo lote de contêineres da empresa de Marcos, recentemente desembarcado no porto de Santos, associava um código linear palíndromo a um dos contêineres. 
O desafio proposto é: “descubra o código linear palíndromo com 34 barras” que chamou a atenção de Marcos pela sua excentricidade. 
Para tanto, sete...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade colaborativa 1,2,3 e 4
  • resumo dos capitulos 1,2,3 e 4
  • Resumos da NR's 1,2,3 e 4.
  • Arquitetura de servidores Etapa 1,2,3 e 4.
  • Sustentabilidade ava tema 1,2,3 e 4
  • libras dialogo licao 1,2,3 e 4
  • Exercícios Froyen caps. 1,2,3 e 4
  • Atps estatística etapa 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!