Estado, Governo e Mercado

Páginas: 3 (697 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2014
1) Explique a dinâmica pendular das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
A dinâmica pendular entre o Estado e o Mercado é conseqüência de nunca ter havido um ponto de equilíbrio entre ocrescimento econômico (desejado pelos produtores de bens) e o bem-estar social da população. Faz-se necessária a intervenção do Estado quando os mecanismos de mercado se tornam insuficientes para odesenvolvimento econômico e bem-estar social, buscando assim, corrigir as falhas de mercado. Da mesma forma, quando o Estado não se mostra capaz de promover este desenvolvimento econômico e bem-estarsocial, tornando-se um obstáculo ao investimento privado, ou seja, à expansão econômica, se fazem necessários os mecanismos de regulação dos mercados. Um exemplo desta dinâmica são os serviços detelefonia móvel e internet, onde o mercado é de livre atuação e o Estado atua através da ANATEL.

2) Explique a dinâmica espiral das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
A dinâmica espiral dasrelações entre Estado e Mercado tem também como princípio o comportamento único ao longo do tempo, ou seja, na medida em que a sociedade inclina-se para a intervenção do Estado ou para os mecanismosde regulação do Mercado, esta relação não remete a uma situação anterior existente. Esta dinâmica trata as relações como únicas ao longo do tempo, iniciando sempre um novo ciclo de interação com asociedade. Cito como exemplo o mercado imobiliário que após a bolha de 2008 teve extremo intervencionismo do Estado, e atualmente, tal mercado se desenvolve com o Estado agindo na regulação para corrigireventuais falhas.

3) Explique a diferença entre a dinâmica pendular e a dinâmica espiral.
Enquanto na dinâmica pendular as relações entre Estado e Mercado oscilam continuamente entre osprincípios opostos Direito (Mercado) e Esquerdo (Estado), dada a impossibilidade de se encontrar um ponto de equilíbrio entre ambos, na dinâmica espiral estas relações assumem formas diferentes, renovando-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governo, estado e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • ESTADO, GOVERNO E MERCADO
  • Estado, Governo e Mercado
  • estado governo e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • Estado, Governo Mercado
  • Governo, estado e mercado atividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!