Estado, governo e mercado

Páginas: 4 (820 palavras) Publicado: 3 de abril de 2011
Introdução
Estado, governo e mercado possuem atribuições imprescindíveis no processo de conquista da cidadania e do bem estar social.
  É do Estado, a responsabilidade de fornecer subsídios básicospara que a nação não pereça por falta ou excesso de presença do mesmo. O governo, por sua vez, é parte integrante do Estado, e deve seguir, na prática, os ideais do mesmo.
Por outro lado, o mercadoé responsável por influenciar a produção e gerar de renda.

Desenvolvimento
Imaginemos que dois ex-presidentes do Brasil, ambos empresários, tivessem praticado os seguintes atos: o primeiro buscou apromoção do bem-estar social, da cidadania e democracia. Mas doou dinheiro público a uma família carente, dado o seu espírito de bondade. Foi condenado a devolver aos cofres públicos o valor doado.Segundo COELHO  (2009,p. 15), Estado e poder são termos indissociáveis, mas “[...] a capacidade de uma organização exercer o poder sobre o conjunto de indivíduos que ocupa um território não ésuficiente para definir o Estado.”  Para tanto, é preciso que o Estado disponha de legitimidade, que Segundo Alexandre Rezende da Silva , decorre de um consenso social.
O último presidente focou todas assuas ações nas grandes empresas. Só que os problemas sociais aumentaram e logo se instalou uma guerra civil, posto que apenas uma pequena parte da sociedade estava sendo beneficiada com a verba pública,que deveria ser investida em prol do bem estar de todos, sem acepção de pessoas. O presidente foi assassinado por um senhor que tinha perdido boa parte de sua família em confrontos com a polícia. Eletambém perdeu a esposa e os filhos, em virtude da fome e da miséria em que viviam depois que o mesmo ficou desempregado.
 Saldanha (2006, p. 19-20), afirma que ao gestor público, impõe-se a obrigaçãode cumprir os preceitos do direito e da moral administrativa que regem a sua atuação. Ainda segundo ele, essa atuação deve estar voltada para o bem-estar social, “porque tais aspectos é que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governo, estado e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • ESTADO, GOVERNO E MERCADO
  • Estado, Governo e Mercado
  • estado governo e mercado
  • Estado, governo e mercado
  • Estado, Governo Mercado
  • Governo, estado e mercado atividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!