Escolas da psicologia

Páginas: 4 (773 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2013
Estruturalismo
Objeto de Estudo: Consciência
Principais teóricos: Wilhelm Wundt, Edward Titchener
Idéia Central: estudo da consciência separada em seus elementos subjacentes.

O estruturalismofoi uma escola que tinha como objeto de estudo, a consciência, separando seus componentes para estudá-los separadamente. Wundt se dedicou ao estudos desses componentes pois acreditava ser a base deuma nova disciplina da psicologia experimental. Em seus estudos Wundt desenvolveu um metodo chamado introspecção onde os sujeitos experimentais seriam treinados a observar atentamente e descrever comtotal objetividade suas experiências subjetivas em situações controladas em laboratório. Mas ele descartou esse metodo, pois concluiu ser muito subjetivo para o estudo da mente.
Em 1874 escreveu oprimeiro livro sobre o estruturalismo e em 1879 fundou o primeiro laboratório de psicologia (Leipzig, Alemanha)
 Um de seus alunos, Edward Tithener ampliou a abordagem do assunto e definiu à deestruturalismo. Diferente Wundt Titchener adotou a introspecção aos seus estudos ate fim de sua carreira. Utilizou a introspecção para analisar a mente e estudar um estimulo como um tom musical analisarpela introspecção a qualidade, a intensidade, a duração e a clareza.
 A foi amplamente abandonada pela psicologia por ser tratar de uma abordagem muito subjetiva e cada pessoa possui um sistemaperceptivo único, tornando difícil obter-se um padrão de semelhança de critérios entre os sujeitos. Mas o estruturalismo foi importante por desenvolve uma ciência pura de psicologia, com linguagem eregras próprias.
Criticas ao estruturalismo:
É reducionista- reduz a experiência humana a simples sensações
É elemetarista- estuda apenas partes ao invés as estruturas mais complexas
É mentalista-baseia se somente em relatórios verbais excluindo indivíduos incapacitados de introspecção como as crianças e os animais e ainda há criticas a introspecção por não ser considerado um verdadeiro metodo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia na escola
  • Escolas da Psicologia
  • Psicologia na escola
  • Escolas de psicologia
  • ESCOLAS DA PSICOLOGIA
  • Psicologia na escola
  • escolas da psicologia
  • as escolas da psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!