Escolas da Psicologia

Páginas: 5 (1167 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013


Nome: Caroline Braga Andelieri
Profª: Olga Araujo Perazzolo
Disciplina: Fundamentos da Personalidade

Escolas da Psicologia
A psicologia iniciou-se oficialmente como ciência quando o primeiro laboratório psicológico foi fundado em 1879. A medida que esse novo campo afloreceu, os psicólogos adotaram diferentes abordagens em suas pesquisas e agruparam as escolas psicológicas.Estruturalismo
Wilhelm Wundt é reconhecido como o fundador da psicologia experimental. Escreveu o mais importante livro da história da psicologia, Princípios da Psicologia Fisiológica e também foi ele quem montou o primeiro laboratório de psicologia, na Universidade de Leipzig, na Alemanha.
Wundt e seus seguidores iniciaram o estudo da psicologia que consistia no estudo da experiência. Seu métodoprincipal foi a introspecção, que baseava-se em monitorar e relatar os conteúdos da consciência.
Os estruturalistas acreditam que da mesma maneira que os elementos hidrogênio e oxigênio formavam o composto da água, os elementos da experiência consciente formavam o composto da mente. Contudo, os psicólogos tornaram-se impacientes com o estruturalismo por restringir-se a uma única área do comportamento etinha poucas aplicações práticas.

Funcionalismo
William James foi o líder do funcionalismo, e via a psicologia como o estudo da consciência. Ele acreditava que as atividades mentais formavam uma unidade de experiência e que mudavam continuamente, ou seja, um pensamento levava a outro num contínuo fluir de pensamentos. Apesar de são ser mais considerada uma escola, a tradição funcionalistapermanece como a principal orientação dos psicólogos.
Escola Psicanalítica
Sigmund Freud, médico austríaco estudava como a mente influenciava o comportamento. Depois de encontrar vários casos sem bases fisiológicas, Freud imaginou que as causas deveriam ser psicológicas. Por exemplo: se um paciente perdeu a sensibilidade apenas na mão direita, mas não no braço ou no pulso, conhecida como “anestesiada luva“. Essa tese é fisiologicamente impossível e com isso convenceu Freud de que os problemas inexplicáveis eram causados por conflitos psicológicos. Daí Freud desenvolveu a Teoria Psicanalítica para explicar os conflitos inconscientes e dar base ao sistema de terapia conhecida como psicanálise, que são técnicas usadas como interpretações dos sonhos e a associação livre.
Uma das principaiscríticas da teoria de Freud é a sua metodologia de pesquisa. Os críticos sustentam que a teoria de Freud aplica-se apenas ao comportamento anormal, sem comparar com casos “normais” como controle. Apesar das controvérsias, seu trabalho revelou benefícios em potencial nos estudos dos processos mentais, especialmente do inconsciente e ainda os métodos psicológicos podem ser utilizados para modificar ocomportamento.
Psicologia de Gestalt
Fundada por um grupo de psicólogos alemães liderados por Max Wertheimer. Eles pesquisavam as percepções, a interpretação da informação pelos sentidos. Por exemplo: gestaltistas diriam que percebemos movimentos quando as luzes são acesas em sequência porque o todo é maior do que a soma das partes. Os psicólogos de Gestalt consideram que a psicologia deve estudarnão apenas os comportamentos específicos, mas também como as partes unem-se para formar um todo significativo.
Behaviorismo
Os behavioristas acreditam que todo comportamento pode ser observado como resposta a um estímulo. A maioria das pesquisas tem sido feitos com animais ou técnicas desenvolvidas com eles. Exemplo: utilizavam ratos, cachorros e pombos. Eles também interessavam-se por pessoas.Skinner fez pesquisas sobre a instrução programada e usou computadores que aplicou em sala de aula. Outros behavioristas desenvolveram uma técnica de terapia conhecida como modificação de comportamento para tratar com sucesso pessoas com fobias e alcoolismo.
Psicologia Humanista
Um dos mais conhecidos humanistas, Carl Rogers ressalta a importância do eu interno e subjetivo, da consciência e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia na escola
  • Escolas da Psicologia
  • Psicologia na escola
  • Escolas de psicologia
  • ESCOLAS DA PSICOLOGIA
  • Escolas da psicologia
  • Psicologia na escola
  • escolas da psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!