escola realista

Páginas: 2 (297 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ESCOLAS
Realismo jurídico
O realismo jurídico começou a se desenvolver em XIX na Escandinávia e nos EUA – este usa o common law, ou seja, fundamentos baseados najurisprudência –
Os representantes são: OLIVER WENDELL (1841), ROSCOE FOUND (1870), JEROME FRANK (889), ALEX HÃGERSTRÕM (1868), ANDERS VILHELM LUNDSTEDT (1882), ALF ROSS (1899).
Orealismo da Escandinávia realizava analises metodológicas e filosóficas sobre o que é direito. Já o realismo dos EUA, dedica-se ao estudo da pratica jurídica; Ambos consideram odireito como fato social e não como um conjunto de normas abstratas. Eles entendem que a teoria jurídica deve somente descrever as decisões dos órgãos que são competentes paraaplicação do direito. UM REALISTA DIRA QUE AS NORMAS ESCRITAS NÃO TEM MUITA RELEVANCIA, PORQUE ACREDITA QUE NÃO É POSSIVEL APLICAR O DIREITO TAL COMO PREVISTO NA LEI. Alem disso, orealista não considera o conteúdo da norma escrita, mas sim seu modo de aplicação em determinado momento histórico, portanto para eles, o direito é aquilo que os órgãos competentesdizem que é o direito. Tanto a escola realista quanto a positivista, interessam-se por aquilo que prevê o direito e não por opiniões sobre o justo e o adequado. Porem, elas sedistanciam no momento em que o positivista analisa a jurisprudência para certificar-se que esta esta em conformidade com a lei em vigor; Já o realista interessa-se pelo direito“em ação” e considera inútil dar uma interpretação correta ou objetiva (considera como direito o que dizem nos tribunais). O realismo jurídico sustenta que o direito é estabelecidoatravés de uma vontade politica. Assim, os positivistas jurídicos criticam os realistas por estes ignorarem que o direito fundamenta-se nas decisões do legislador.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola Realista Americana E Escola Egol Gica
  • Realista
  • Poesias realistas
  • Arte realista
  • Teatro realista
  • Teatro realista
  • Prosa realista
  • O Realista de Mascara

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!