Cidade Administrativa de Belo Horizonte

Páginas: 20 (4788 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DO BRASIL

Arquitetura e Urbanismo








Cidade Administrativa de Belo Horizonte


Heloise Siqueira
Bruno Teotonio
Thiago Grazilio
Tcharlles Castro







Ji-Paraná - 2013
CIDADE ADMINISTRATIVA PRESIDENTE TANCREDO NEVES

O moderno complexo de prédios projetado pelo mestre da arquitetura mundial Oscar Niemeyer abrigará a administraçãodireta e indireta do Estado, implantando o terceiro pilar traçado no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), elaborado para assegurar o crescimento econômico e o progresso social para os mineiros no período 2003-2023.
Para vencer o desafio de criar as condições estruturais necessárias à implantação de um novo modelo de Estado, saneando finanças e buscando eficiência da máquina pública,três projetos estruturadores foram definidos: “Choque de Gestão: Pessoas, Qualidade e Inovação na Administração Pública”, “Modernização da Receita” e “Centro Administrativo”.


Centro Administrativo de Minas Gerais


Ao final de um processo planejado, uns totais de 16.300 servidores trabalharão reunidos no complexo administrativo, inaugurando também um novo polo de desenvolvimento para BeloHorizonte e parte da Região Metropolitana.
A Cidade Administrativa, localizada às margens da Linha Verde (Rodovia MG-010), dota a capital de um novo traçado e abre caminho para sua mais importante expansão desde a década de 40, com a construção do conjunto arquitetônico da Pampulha, localizado também na região Norte.
Passados 67 anos da inauguração da obra de Juscelino Kubitschek, o Governo doEstado torna o Vetor Norte o novo eixo de crescimento da cidade, revertendo em definitivo o processo de empobrecimento marcado pelo crescimento demográfico e empobrecimento socioeconômico da região.
Ao iniciar a chamada “Segunda Geração do Choque de Gestão”, o Governo de Minas reafirma seu compromisso maior com a sociedade a partir de uma administração pautada pelo cuidado com o gasto público epelo binômio: qualidade e gestão eficiente.
O objetivo é gastar menos com o Governo para gastar mais com as pessoas.


A obra
A pedra fundamental da Cidade Administrativa foi lançada em abril de 2007 e as obras iniciadas em dezembro do mesmo ano. Dois anos depois, o complexo de 265 mil metros quadrados de área construída encontra-se concluído.
Três consórcios de empresas venceram a licitaçãopública e responderam pela execução das obras. Todo planejamento para a construção foi previsto nos editais de concorrência que especificaram desde o volume de concreto, aço e número de vigas em cada edifício até a quantidade e tipo do material de acabamento utilizado, como, por exemplo, fios elétricos, fibra ótica, tomadas e lâmpadas.
O detalhamento rigoroso dos projetos executivos e oacompanhamento diário do cronograma das obras permitiram a execução em tempo recorde e o cumprimento dos preços estabelecidos nos contratos no valor de R$ 949 milhões. Não foram utilizados recursos do Tesouro do Estado na obra. O investimento foi integralmente custeado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), cuja receita tem destinação exclusiva para investimentos em infraestrutura doEstado.
A Codemig respondeu pelo acompanhamento das obras. Cerca de 10 mil empregos foram gerados desde o início dos trabalhos, há 26 meses.


Arquitetura e engenharia


O traçado de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte chama a atenção pela modernidade e grandiosidade. As sinuosas curvas do conjunto arquitetônico da Pampulha, projetado nos anos 40, deram nova identidade para a região Norte dacapital mineira e se transformaram no principal cartão postal da cidade, hoje cultuado por todos os brasileiros.
Ao projetar a Cidade Administrativa de Minas Gerais, sete décadas depois, Oscar Niemeyer permitiu que a engenharia e a construção civil, mais uma vez, dessem um passo à frente e acompanhassem suas ideias modernistas. O arquiteto traçou o maior prédio suspenso do mundo para abrigar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento urbano da cidade de belo horizonte
  • A história da cidade de belo horizonte-mg
  • A cidade republicana Belo horizonte 1897 1930
  • Belo horizonte como cidade globalizada, copa de 2014
  • Abertura de uma Empresa Comercial LTDA. na Cidade de Belo Horizonte
  • CONTRADIÇÕES E DESAFIOS DA CIDADE DE BELO HORIZONTE (EDUCAÇÃO)
  • Oscar Niemeyer em Belo Horizonte – Pampulha, Praça da Liberdade, Cidade Administrativa. Arquitetura e Moda: Igreja da...
  • Belo Horizonte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!