ervas e especiarias

Páginas: 44 (10923 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2014
Introdução
A história das ervas e especiarias na Europa ficara para sempre ligada a historia do mundo. Temos os registros do inicio de uso no PERÍODO NEOLITICO 10.000 A.C, com o surgimento da culinária propriamente dita e a adição de ervas e sementes aromáticas para melhorar e ativar o gosto dos alimentos. Passando então em todos os períodos até a Era moderna, sendo mais expressivo noperíodo do século XVI, com as grandes rotas marítimas e terrestres já se buscava a diversidade dessas especiarias.
Mas a partir da criação do IMPERIO MONGOL entre o século XII e XIV com o comercio entre a EUROPA e o ORIENTE MÉDIO tem ai um período de prosperidade. Muito utilizada não somente para melhorar o sabor dos alimentos e conservá-los como também, afrodisíacos, perfumes, incensos e também comomoeda de troca já que tem relatos na história desse tipo de comércio. As mais procuradas são pimenta-do-reino, o cravo, a canela e a noz-moscada, nativas da ASIA e eram difíceis de obter e extremamente caras, e já se pagavam serviços, impostos e dividas.
No século XII MARCO POLO já tinha tentado encontrar uma rota alternativa á dos comerciantes árabes, que controlavam o seu comercio, mas foiDOM HENRIQUE que conseguiu por os portugueses na rota da INDIA popularizando as especiarias na Europa. Na mesma época, CRISTOVÃO COLOMBO chegou a AMERICA e regressou com a pimenta da Jamaica, pimentões picantes e baunilha, e estava ai definida as rotas para o acesso a esses condimentos que mudaria para sempre a cozinha mundial.
Do latim “species”, especiaria é um condimento aromatizante de origemvegetal que se utiliza, para temperar e conservar os alimentos, são sementes ou cascas de plantas aromáticas, que também podem ser usadas folhas secas de certas ervas. Como base o cominho, a canela, o cravo da índia, a pimenta do reino, a mostarda, o gengibre e a baunilha têm o inicio de uma trajetória de sabores na historia de todos os povos. Associados a essas combinações acrescenta-se ervasaromáticas folhas frescas ou secas com sabores bem característicos.
A origem das ervas data-se das migrações e a evolução dos povos que as utilizavam, inclusivamente protegendo sua saúde em forma de chás, infusões, compressas, devido suas propriedades medicinais, antimicrobianas que não só evitam algumas infecções como também a deterioração dos alimentos frescos. No mediterrâneo como o berço demuitas dessas ervas, assim como em muitos países com solo e clima favorável a essa ou aquela erva utilizada em sua determinada culinária gastronômica.
Assim como as especiarias, que são usadas em todo o mundo na preparação de seus pratos doces e salgados ressaltamos o uso na cosmética e perfumaria com combinações de óleos essenciais resultando em finíssimas fragrâncias com toques legítimos desua matéria prima. Combinados de ervas e outros componentes encontramos cremes e emulsões em todos os níveis da cosmetologia e da medicina alternativa e patológica de seus medicamentos. Quase que infinitamente será o uso dessa descoberta que prolonga-se através dos tempos.
Já as hortaliças, legumes ou verduras são termos HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Nutri%C3%A7%C3%A3o" \o"Nutrição" \t "_self" nutricionais, agrícolas e culinários que se referem a HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Plantae" \o "Plantae" \t "_self" plantas ou suas partes, geralmente consumidas por HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Humano" \o "Humano" \t "_self" humanos como HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Alimento" \o "Alimento" \t "_self" alimento.
Não são geralmente consideradashortaliças as HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fruta" \o "Fruta" \t "_self" frutas, os HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fruto_seco" \o "Fruto seco" \t "_self" frutos secos, as HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Especiaria" \o "Especiaria" \t "_self" especiarias, os HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Cereal" \o "Cereal" \t "_self" grãos, as batatas e algumas HYPERLINK...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ervas e especiarias
  • Ervas e Especiarias
  • Especiarias e ervas aromáticas
  • LEGUMES, VERDURAS, ERVAS E ESPECIARIAS
  • Ervas aromaticas e especiarias
  • Temperos, Especiarias e Ervas
  • Ervas Arom Ticas E Especiarias
  • introdução a historia das ervas e das especiarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!