condimentos, ervas e especiarias

Páginas: 9 (2139 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
PROFESSORA: NILCIMELLY DONATP
DISCIPLINA: TÉCNICA DIETÉTICA
JOCIELY LEITE
MARIA CAROLINA
MARTINIANO LIMA






CONDIMENTOS, ERVAS E ESPECIARIAS






Cuité, março de 2014
JOCIELY LEITE
MARIA CAROLINA
MARTINIANO LIMA




CONDIMENTOS, ERVAS E ESPECIARIASTrabalho referente ao seminário sobre condimentos, ervas e especiarias, da disciplina de Técnica Dietética, do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande como preceito para obtenção de nota.

Docente: Nilcimelly Donato.





Cuité, Março de 2014.
INTRODUÇÃO:

Os condimentos ou temperos são substâncias usadas para ressaltar o sabor natural dos alimentos ou paraimprimir-lhes um sabor novo. Historicamente foram usados para conservar alimentos, Os condimentos traduzem, na maioria das vezes, hábitos regionais. Grande parte dos ingredientes básicos dos condimentos se origina das regiões tropicais do Oriente, em menor proporção da Europa e alguns das Américas (Ornellas, 2003).
O Brasil possui cerca de 12.000 ervas aromáticas e medicinais, mas ainda se sabemuito pouco sobre o seu uso e cultivo. A maior parte das ervas encontradas para venda são de origem natural, colhidas na natureza. Os únicos temperos plantados são os consumidos em larga escala, considerados mais comuns: salsa, cebolinha, coentro, hortelã e as pimentas que, além do consumo normal, ainda são exportadas. Claro está que o uso dos vários condimentos já está muito generalizado,difundindo-se de um país para o outro seu cultivo e uso, à medida que aumenta o intercâmbio universal. Há que ressaltar o acréscimo importante de nutrientes (vitaminas e minerais) no uso de ervas e outros condimentos (Portal da Educação, 2013).

HISTÓRICO

Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas nestecontinente em função do clima. O surgimento e crescimento da burguesia também aumentou a demanda por produtos considerados de luxo na época, como, por exemplo,  as especiarias. No século XV, os comerciantes de Gênova e Veneza, cidades italianas, tinham o monopólio destas especiarias. Compravam no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu.Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos.
No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana. Passaram a comprar as especiarias diretamente na fonte e tiraram o monopólio dos italianos. As caravelas portuguesas chegavam à Europa carregadas deespeciarias, que eram vendidas com alta taxa de lucro. Portugal se tornou uma potência econômica da época (ANDREW, 20[?]).
Sua utilização era necessária para a conservação de carnes ou para mascarar o gosto das carnes mal conservadas. Entretanto os agentes de conservação das carnes e peixes eram essencialmente sal, vinagre e óleo. Diversos historiadores consideram a cozinha que utilizava aespeciaria como uma forma de distinção social, pois esse produto era caro e estava fora do alcance do povo. A palavra especiaria não designava qualquer tempero utilizado na cozinha, mas somente os produtos vindos de muito longe, produtos exóticos. Muitos eram utilizados como terapêuticos e não somente com função culinária. Acreditava-se que todo tempero e cozimento, de maneira geral, tinham duasfunções: tornar os alimentos apetitosos e mais fácil de digerir (USP, 2013).

CLASSIFICAÇÃO:

Ornellas (2003) classifica os condimentos de acordo com a sua aplicação e sabor:
Essências aromatizantes: solução alcoólica (álcool etílico) contendo extrato aromático ou partículas obtidas pela masceração da planta ou parte da plante que dá nome à essência (baunilha, limão, hortelã, anis, menta,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condimentos e especiarias
  • ervas e especiarias
  • ervas e especiarias
  • Ervas e especiarias
  • As ervas e condimentos
  • Ervas e Especiarias
  • alguns condimentos e especiarias
  • Trabalho Ervas Condimentos E Temperos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!