Entrevista Zygmunt Bauman

Páginas: 2 (403 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, concedeu uma entrevista para o “Fronteiras do Pensamento” no dia 25 de julho de 2011, na Inglaterra.
Bauman começou falando a respeito da herança que o século 20nos deixou, o individualismo. Ocorreu a mudança de uma sociedade de produção para uma sociedade de consumo. Houve um processo de fragmentação da sociedade. O individualismo trouxe a busca pelaprópria identidade, em vez de existir um pensamento de comunidade ou de nação as pessoas passam a vida toda tentando redefinir sua identidade, pois, com o dinamismo atual, os estilos de vida, a maneira depensar e de definir o que é bom ou não, mudam a todo momento.
Bauman tem dificuldade em dizer se essas mudanças são uma nova forma de vida ou se é um período de transição para uma nova ordem social.O sociólogo, ainda ressaltou que existem duas questões que são irreversíveis – a interdependência mundial e o dilema ambiental.
Com respeito á democracia, Bauman diz que esta, esta em decadência. Ademocracia depende do poder do Estado para se manter e este vem oferecendo cada vez menos aos cidadãos, pondo em duvida a qualidade da democracia.
O sociólogo acredita que, as novas gerações devemcriar uma nova democracia, que se adapte as necessidades e realidades de agora. Uma democracia global.
Bauman, falou também sobre os laços humanos, e que o conceito desses mudou muito, que antes nãoexistia o conceito de rede e sim de laços humanos, de comunidade e que hoje as pessoas estão muito mais conectadas via internet do que pessoalmente.
O sociólogo encerrou a entrevista, abordando a tensãoque existe entre segurança e liberdade, que na ausência de um desses valores não é possível se sentir feliz, porem esses valores se tornaram paradoxais, um diminui na proporção em que se tem mais dooutro. Nunca haverá uma solução perfeita entre ambos os valores, assim como não há felicidade plena e nem uma receita para chegar até ela. O que existe é destino, que nos dá opções, e o caráter que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha da entrevista com Zygmunt Bauman
  • Relatório da Entrevista de Zygmunt Bauman
  • Análise de uma entrevista com Zygmunt Bauman
  • Entrevista Zygmunt Bauman
  • Resumo Entrevista com o Sociólogo Zygmunt Bauman
  • Zygmunt Bauman
  • Zygmunt Bauman
  • Zygmunt Bauman

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!