Processo de Ensino

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
PROCESSO DE ENSINO
Aprendizagem de frações


Daiane Farina1
Fernanda Schmit2
Laís Pegoraro3


Resumo: O presente artigo pretende apresentar a análise de uma pesquisa de campo, com professores de anos iniciais relativos ao processo de ensino aprendizagem de frações. Através de uma fundamentação teórica mostraremos a importância que a fração tem para com a vida das pessoas no cotidiano.Todavia é necessário que exista uma relação entre educador e educando para que assim a aprendizagem ocorra de uma forma mais significativa e prazerosa levando em conta que a organização do trabalho com frações deve utilizar de diferentes recursos e construções, mostrando aos alunos a necessidade de ampliação do conhecimento.
Palavras-chave: Matemática. Fração. Análise. Aprendizagem. Coletivo.Recursos.


Introdução:


A Matemática é o estudo de todos os fatores que influenciam, direta ou indiretamente, sobre todos os processos de ensino-aprendizagem e atuação sobre estes fatores, nos quais se identificam nas diversas formas de aprender, nas maneiras de ensinar, nos recursos utilizados, relação professor aluno, dentre outros.
No cotidiano, existem inúmeras situações nas quais seempregam o uso de frações. Segundo grandes estudiosos as frações surgiram no Egito às margens do Rio Nilo para demarcação de terras. Já os babilônios usavam as frações para registros de suas transações comerciais, representando com os mesmos valores monetários próprios de sua cultura.
Desta forma, este artigo tem por objetivo analisar os educadores entrevistados percebendo a forma que estaocorrendo o estudo das frações em sala de aula, quais são os obstáculos e dificuldades e qual a reação dos alunos perante o conteúdo trabalhado.
O questionário foi realizado com quatro educadores de escolas estaduais de diferentes municípios e todas com diferentes visões sobre o ensino de frações para que assim possamos refletir sobre este tema que assusta muitas crianças ao ser trabalhado em sala deaula.

1 A importância do ensino da Matemática no cotidiano das pessoas


Quando estamos pretendendo realizar uma atividade, dificilmente associamos a algum conhecimento matemático, ou até mesmo não fazemos a associação com nenhuma disciplina escolar. É importante observar que em todas as atividades que realizamos diariamente tem sempre um questionamento a se fazer relacionado à matemáticasegundo Gláucio da Silva Freitas.
De acordo com Lima (2003, p.183), a Matemática é indispensável para a formação cultural e técnica do homem socialmente atuante, porque ela “[...] permite responder, de modo claro, preciso e indiscutível, perguntas que, sem o auxílio dela, continuariam sendo perguntas ou se transformariam em palpites, opiniões ou conjecturas”. Assim, a Matemática apresenta-se comoum instrumento para a compreensão e investigação do mundo que nos cerca. Todavia, o estudo sistemático da Matemática, devido às suas peculiaridades, propicia o desenvolvimento não só de capacidades racionais, mais também intelectuais, que são de grande importância para o desempenho social.
Ao defender o porquê de se ensinar Matemática nas escolas, D‘ Ambrosio (1998) exprime uma multiplicidade derazões que se associam a valores como: utilitário, por ser um dos mais fortes impulsionadores do progresso social; cultural, pois cada grupo social aprimora suas próprias formas de matematizar; formativo, porque ajuda a pensar com clareza, desenvolvendo o raciocínio; sociológico, pois se vê a mesma Matemática praticada em todos os países do mundo, tornando-se assim universal; estético, por suabeleza intrínseca, que deve ser admirada.


2 Metodologia da pesquisa de campo


A metodologia da atividade foi realizada com quatro educadoras da rede estadual de ensino das cidades de Nova Prata e Nova Bassano, através de uma entrevista, cujo enfoque é o estudo da fração na disciplina de Matemática. Foi entregue para cada educadora um questionário de treze perguntas na qual foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de ensino
  • O processo de ensino
  • O processo ensino
  • O processo de ensino e aprendizagem e as metodologias de ensino: estruturando o processo
  • O lúdico no processo ensino-aprendizagem
  • O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • O PROCESSO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!