Ensino e Aprendizagem

Páginas: 6 (1302 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014










































































1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é elaborar um plano de aula que é de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem. O professor deve realizar seu trabalho com muita dedicação, e saber como vai abordar o assunto com seusalunos de forma clara e objetiva, para isso precisa de uma aula bem preparada e esse preparo se chama plano de aula, ou seja, esse é o seu instrumento de trabalho, onde explica o que será realizado dentro da sala de aula, procurando uma forma adequada de ensinar.
Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, otrimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina. É importante ressaltar que o plano de aula deve ser encarado como uma necessidade e não como exigência ou obrigação imposta pela coordenação do colégio.
Esse trabalho foi realizado com a finalidade de mostrar um pouco o que é um plano de aula e qual a sua importânciapara a realização do trabalho escolar, quais os objetivos que devemos alcançar para ensinar nossos futuros alunos, entender um pouco dessa profissão tão linda que é ser um educador, que passa pra frente tudo o que aprendeu, pesquisou e com esforço conseguiu chegar aonde chegou, que é ensinando, se dedicando e fazendo que cada criança tenha um futuro melhor, pois o direito à educação é de todos,mas para isso precisa-se de profissionais qualificados para realizar esse desafio que é educar.





1 DESENVOLVIMENTO

Tema: Diversidade
Série: 2º ano do fundamental.
Disciplina: Geografia, filosofia e matemática.
Objetivo: Estimular o respeito às diferenças, socializar e respeitar sobre as semelhanças, entender que cada ser é único, identificar às características de cada um.
Duração:3 aulas de 1h cada aula
1º aula:
Desenvolvimento: Vamos começar a aula com uma observação entre os colegas de sala, quais as diferenças de cada um, se os olhos de todos são da mesma cor, se o cabelo dos colegas são todos iguais, se todos tem a mesma cor de pele. Através das respostas dos alunos vamos começar a nossa aula explicando sobre as diversidades, que todos ser é único ninguém é igual,ex:( altura, cor da pele, olhos e cabelos) e que não é só a aparência física mas também o jeito de ser , pensar e agir e que não podemos humilhar os coleguinha colocando apelido neles e achando defeito ex: ( chamar de gordinha, orelhudo, magrela, dentuça) porque nosso amiguinhos vão ficar tristes, e devemos respeitar à todos, porque somos todos diferentes ..
2ºaula:
Hoje vamos começar a aulacom uma atividade sobre eu e meu coleguinha, qual às semelhanças existem entre nós. Depois que todos fazer as atividades, vamos relatar o que cada um achou de semelhança entre os coleguinhas e por quê? Agora vamos trabalhar uma atividade o que cada uma sente e qual as diferenças das respostas, todos pensamos iguais ou diferentes e quais responderam iguais.
3ºaula:
Nesta aula vamos trabalharsobre as diferenças e começar com uma atividade para marcar um x na fruta que vocês mais gostam e depois vamos contar quais as respostas de cada uma e quantas crianças responderam abacaxi, banana, limão, uva, morango, maça, pera e laranja, depois vamos somar qual fruta foi a mais escolhida e qual foi a menos escolhida e quantas empataram. Dai vamos perguntar todos tem os mesmos gostos? Gostamos detudo igual ou diferente? Qual a importância das diferenças? Pensamos, agimos e gostamos das mesmas coisas? Por quê? Somos ser único e cada um pensa e age diferente.
Recursos: gibis, folhas, lápis de cor, fotos, vídeos.
Avaliação: avaliar o desenvolvimento em sala de aula com atividades.
Biografia: Ponte Hercílio Luz.
Tema: alimentação e hábitos saudáveis.
Série: 2º ano do fundamental....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensino aprendizagem
  • Ensino Aprendizagem
  • Ensino aprendizagem
  • ensino e aprendizagem
  • Ensino aprendizagem
  • ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Ensino e aprendizagem
  • Ensino e aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!