Ensaio de Cisalhamento

Páginas: 14 (3394 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
RESUMO
Este relatório descreve o ensaio mecânico de cisalhamento de juntas adesivadas, realizado no dia 19 de setembro de 2012 no LEN – Laboratório de Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Foi analisado um lote de seis amostras visando-se realizar uma analise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos a fim de se obter a tensão média decisalhamento e analisar os modos de falha presentes nos corpos-de-prova. Observou-se grande dispersão amostral dos dados obtidos, de forma a concluir-se a grande influencia do modo de preparação das amostras nos resultados do ensaio de cisalhamento.





















Sumário




1. INTRODUÇÃO
Os principais esforços sofridos por uma junta ocorrem de três modos: tração,cisalhamento e compressão, como mostra a figura 1. No caso das juntas adesivadas, os esforços de compressão não apresentam riscos, mas favorecem a união.
Figura - Esforços sofridos por uma junta


Em geral, a resistência ao cisalhamento é muito maior que as resistências à tração, à clivagem e ao despelamento nas juntas adesivadas. Assim, para obter o máximo em resistência nas juntas adesivadas, deve-seenfatizar os esforços de cisalhamento, quando do projeto de uma junta.
Tensão de cisalhamento é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos, porém em direções semelhantes no material analisado. Todo material apresenta certa resistência ao cisalhamento. Saber até onde vai esta resistência é muito importante, pois envolve a segurança de estruturas, uma vez que este tipo detensão tem destaque na determinação e dimensionamento destas. A partir do ensaio de cisalhamento determina-se a tensão de cisalhamento, isto é, o valor da força que provoca a ruptura da seção transversal do corpo ensaiado.
O tipo mais comum de junta para a elaboração de corpos-de-prova é a sobreposta (utilizada neste relatório) que, quando tensionada em cisalhamento, desenvolve padrão de tensão nãouniforme ao longo da sobreposição da junta, conforme Figura 2.

Figura - Junta simples sobreposta

A tensão de cisalhamento será aqui identificada por TC. Para calcular a tensão de cisalhamento, usamos a fórmula:


Onde,
F = Força (Kgf)
A = Área da seção transversal do corpo ensaiado
Este relatório tem por objetivo analisar a tensão de cisalhamento de corpos-de-prova cujas juntassão do tipo sobrepostas adesivadas
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Adesivo, conforme definição da ASTM (American Society for Testing and Materials) é a “substância capaz de reter materiais juntos pela superfície de contato”. A função do adesivo pode ser entendida por duas premissas:
• uma substância só poderá ser identificada como adesivo, analisando-se o contexto em que éempregada;
• um adesivo não existirá se unir “nada com coisa alguma”; é indispensável uma superfície para a configuração da união e do material como adesivo.


2.1.1 DEFINIÇÕES

A ASTM D907-89 apresenta uma classificação dos adesivos:
ADESIVO – substância capaz de manter unidos elementos pelo contato das superfícies.
ADERENTE – elemento unido a outro elemento por adesivo.
SUBSTRATO – camadamais superficial do elemento, que, caso seja aplicado o adesivo, possibilita sua junção a outro elemento.
JUNTA ADESIVADA – conjunto de elementos unidos pelo adesivo.

2.1.2 HISTÓRICO SOBRE ADESIVOS

Os adesivos eram utilizados de diversas e elaboradas maneiras em tempos ancestrais. Os egípcios faziam o uso de goma arábica, formada pela folha da acácia, ovos, bálsamos semilíquidos e resinasde outras árvores como cola para diversos fins. Os papiros, folhas de material vegetal, permitiram o desenvolvimento da escrita no antigo Egito; eram raízes amassadas e distribuídas em camadas com aplicação de material adesivo que possibilitava a união das diversas camadas, o que aumentava sua durabilidade, permitindo que fossem marcadas, escritas e desenhadas com tintas especiais e enroladas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio de Cisalhamento
  • Ensaio de cisalhamento
  • Ensaio de cisalhamento
  • Ensaio de cisalhamento
  • ENSAIO DE FLEXÃO E ENSAIO DE CISALHAMENTO
  • Ensaio Cisalhamento 11 03
  • ENSAIO DE CISALHAMENTO DIRETO
  • Ensaio Cisalhamento Direto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!