ENSAIO DE CISALHAMENTO DIRETO

Páginas: 8 (1821 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL




ALISSON SILVEIRA PINTO
ÍTALO TROMBINI
TATIANE BONFIM BREGINSKI



RELATÓRIO ENSAIO DE CISALHAMENTO DIRETO






CURITIBA
2013
SUMÁRIO















1. INTRODUÇÃO
1. Prescrever o método de determinação das propriedades deadensamento do solo, caracterizadas pela velocidade e magnitude das deformações, quando o solo é lateralmente confinado e axialmente carregado e drenado.
2.
2. OBJETIVO
3. - Calcular o adensamento unidimensional do solo do Grupo 3 da sala S01.
4. - Medir e por fim determinar quanto o solo recalcará.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
5. Quando um solo é submetido a um acréscimo de carga, ocorrerá um reajustena estrutura do mesmo, o que pode ser considerado como uma deformação plástica com uma correspondente redução de vazios. Uma pequena parte desta deformação será elástica (recuperada quando se retira a carga), o que comparando-se ao baixo valor do módulo de elasticidade dos solos considerados, é desprezível.
6. Quando uma carga é aplicada a um solo não coesivo (granular) seco, parcialmentesaturado ou saturado, ou mesmo a um solo coesivo seco, o processo de desenvolvimento das deformações plásticas ocorrerá em um curto intervalo de tempo, o que pode ser considerado praticamente instantâneo. O fluido nos poros dos solos secos (ar) tem baixa viscosidade, é facilmente compressível e o solo não oferece resistência à saída de ar de seus poros. Nos solos granulares saturados, o valor dapermeabilidade k será tão elevado que a água dos poros pode escapar rapidamente.
7. No caso de um solo coesivo parcialmente saturado ou saturado, o tempo para que toda a deformação plástica ocorra é muito maior e depende de alguns fatores, quais sejam:
8. - Grau de saturação,
9. - Coeficiente de permeabilidade,
10. - Propriedades do fluido dos poros,
11. - Comprimento do caminho que deverá serpercorrido pelo fluido para encontrar equilíbrio.
12. Portanto as deformações plásticas e a conseqüente redução de vazios (recalques) são função do tempo e seu tratamento matemático encontra-se desenvolvido na literatura.1 No entanto, vale relembrar alguns conceitos.
13. Quando um carregamento p é aplicado a um solo coesivo saturado, confinado por um anel de metal, a tensão aplicada seráabsorvida inicialmente pela pressão na água nos poros, que sobe instantaneamente e o excesso de pressão neutra gerado terá valor igual ao da carga aplicada p. Quando um baixo coeficiente de permeabilidade existe, o fluxo de água não poderá se estabelecer instantaneamente e como as deformações plásticas só se darão pela redução de vazios, será necessário que alguma quantidade de água saia para asdeformações tomem lugar. Este processo de deformações, acompanhado por dissipação contínua de pressão neutra e transferência para tensão efetiva é que se chama adensamento.
14. Uma fluxo lento de água se estabelece na(s) fronteira(s) entre a camada de solo saturado e a camada drenante. Um gradiente hidráulico (diferença de excesso de pressão neutra entre as duas camadas) faz com que se estabeleçaeste fluxo, que será função da permeabilidade do solo e sua velocidade respeitará a lei de Darcy (uma das hipóteses da teoria de Terzaghi).:
15. v = k.i
16.
17. A dissipação do excesso de pressão neutra, gerado pela aplicação do carregamento, ocorrerá mais rapidamente nos pontos mais próximos à fronteira drenante, fazendo com que a pressão na água dos poros caia a zero. Conforme se distanciada fronteira drenante, a redução do excesso de pressão será mais lenta. Portanto, pode-se concluir que a dissipação da pressão neutra é função do tempo e da distância do ponto considerado à superfície drenante (z e t). Como as deformações só se processarão com a expulsão da água dos poros, já que o solo está saturado, os recalques também serão função de z e t. Nesta fase o adensamento é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio De Cisalhamento Direto SOLOS
  • Ensaio de cisalhamento direto e triaxial
  • Cisalhamento direto
  • Cisalhamento direto
  • cisalhamento direto
  • ensaio de cisalhamento
  • Ensaio de Cisalhamento
  • Ensaio de Cisalhamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!