Engenharia Social

Páginas: 8 (1881 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
Engenharia Social
"...eu pratico antes até me convencer de que a história que estou representando é real e acreditar nela..." K. Mitnick


Se eu não consigo quebrar uma senha, nem descobrir de forma alguma, Eu pergunto de forma carismática! Creio que resumindo à essas palavras posso explicar como funciona a engenharia social.

Entendendo a Engenharia Social
Engenharia social é ummétodo utilizado para obter acesso à informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração das pessoas. Para isso, o golpista pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc. É fácil porque não precisa de força bruta ou erros em máquinas, basta usar as falhas de seguranças do ser humano. Emdeterminadas empresas são gastos fortunas em tecnologias de segurança de informações e protegem fisicamente seus sistemas, e não protegem seus funcionários destas armadilhas.
Muitas vezes o indivíduo não está consciente do valor da informação que possuem, e portanto não têm preocupação em proteger
Fatores que torna o ser humano susceptível
Vontade de ser útil : O ser humano, comumente, procuraagir com cortesia, bem como ajudar outros quando necessário.

Busca por novas amizades : O ser humano costuma se agradar e sentir-se bem quando elogiado, ficando mais vulnerável e aberto a dar informações.

Propagação de responsabilidade : Trata-se da situação na qual o ser humano considera que ele não é o único responsável por um conjunto de atividades.

Persuasão : Compreende quase umaarte a capacidade de persuadir pessoas, onde se busca obter respostas específicas. Isto é possível porque as pessoas têm características comportamentais que as tornam vulneráveis a manipulação.

Caso Mitnick

É impossível escrever um documento sobre engenharia social sem citar Kevin David Mitnick( também conhecido como Condor,N6NHG,Anton Chernoff,Fred Weiner,Lee Nussbaum,Brian Merrill,TomBodette e muitos outros nomes que usou em sua fase cracker/phreaker/engenheiro social ). Kevin obtinha sucesso na grande maioria dos ataques devido o fato de ser um sujeito com uma voz carismática ao telefone, fato este importatissímo para que as pessoas colaborassem. Ele treinava consigo mesmo seus ataques. Kevin costumava dizer "...eu pratico antes até me convencer de que a história que estourepresentando é real e acreditar nela..." . Mitnick não tinha muito critério para escolher seu alvo, apenas pensava "e se a pessoa do outro lado cair nessa história?", então pegava o telefone e executava seu "ataque". Ele conseguiu muito sucesso em suas investidas com uma simples simulação de um funcionário do Seguro Social americano. Veja o exemplo deste diálogo para ter uma ideia da facilidade de seconseguir a informação desejada :

-- Alô, aqui é Tom Bodette, da Administração da Seguridade Social. Eu gostaria de saber se vocês podem me ajudar com um problema que estamos tentando esclarecer.
-- Posso tentar.
-- Nossos registros aqui parecem estar meio confusos. Achamos que as informações sobre seus parentes podem estar trocadas. Vejamos...O senhor conhece Mary Eberle ?
-- É minha irmã.-- Sua irmã ? Então, quem é Joseph Wernle ? Mary por acaso tem um filho chamado Joseph Wernle ?
-- Não, o filho dela se chama Joe Ways.
-- Ele mora na Pensilvânia ?
-- Não, no Sul da Califórnia. É agente do FBI.
-- Sinto muito, então. Devo ter querido falar com Wernle errado...

Com este simples telefonema Mitnick conseguiu mais informações sobre os agentes do FBI envolvidos no seu caso.Nesse diálogo podemos ver a dificuldade ou até mesmo a impossibilidade de evitar um ataque de engeharia social. A pessoa do outro lado da linha não teria o que argumentar caso não quisesse colaborar. Ataques de engeharia social para pessoas comuns tendem a ter um resultado muito mais satisfatório do que para empresas.

Utilizando o mesmo nome ( Tom Bodette ) Kevin conseguiu descobrir telefones...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia Social
  • engenharia social
  • Engenharia social
  • Engenharia Social
  • O Que Engenharia Social
  • Engenharia social
  • ENGENHARIA SOCIAL
  • Engenharia Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!