Engenharia Social

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013


UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO






“Engenharia Social”








Leonardo Ananias, RA 412205043
Paulo Dainese, RA 412204887
Paulo Pescada, RA 312201984
Rodrigo Vivo Jorge, RA 412201889




SÃO PAULO
OUTUBRO/2013










DISCIPLINA:
Segurança de Sistemas
Sala 910 – Unidade Vergueiro










Trabalho apresentado à Universidade Nove de Julho –UNINOVE, em cumprimento parcial às exigências da disciplina de Segurança de Sitemas, sob orientação do Prof.º Robson Luiz Manfredi.












SÃO PAULO
OUTUBRO/2013
RESUMO

O presente trabalho traz um relato sobre a definição de Engenharia Social e os principais métodos utilizados pelos Engenheiros Sociais para burlar os sistemas de segurança das empresas.
São demonstradostambém os motivos que fazem esse tipo de golpe ser tão aplicado, os prejuízos por ele causados e porque as pessoas são tão suscetíveis a ele.
Finalizando são apresentadas formas de defesa contra esses ataques e como manter a empresa em operação caso um desastre de grandes proporções ocorra.
Palavras-Chave: Segurança da Informação, Engenharia Social, Hackers, Continuidade do Negócio1. INTRODUÇÃO 5
2. VAIDADE PESSOAL E/OU PROFISSIONAL 6
3. AUTOCONFIANÇA 6
4. FORMAÇÃO PROFISSIONAL 6
5. VONTADE DE SER ÚTIL 6
6. BUSCA POR NOVAS AMIZADES 6
7. PROPAGAÇÃO DE RESPONSABILIDADE 6
8. PERSUASÃO 7
9. EXEMPLOS DE ATAQUES USANDO ENGENHARIA SOCIAL 7
10. EVITANDO A ENGENHARIA SOCIAL 8
11. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
12. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 11


















1. INTORDUÇÃO

As práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas. Para isso, o golpista pode se passar por outra pessoa, assumir outra personalidade, fingir que é um profissional de determinada área, etc. É uma forma deentrar em organizações que não necessita da força bruta ou de erros em máquinas. Explora as falhas de segurança das próprias pessoas que, quando não treinadas para esses ataques, podem ser facilmente manipuladas.

Engenharia social compreende a inaptidão dos indivíduos manterem-se atualizados com diversas questões pertinentes a tecnologia da informação, além de não estarem conscientes do valor dainformação que eles possuem e, portanto, não terem preocupação em proteger essa informação conscientemente.

É importante salientar que, a engenharia social é aplicada em diversos setores da segurança da informação independente de sistemas computacionais, software e ou plataforma utilizada, o elemento mais vulnerável de qualquer sistema de segurança da informação é o ser humano, o qual possuitraços comportamentais e psicológicos que o torna suscetível a ataques de engenharia social. Dentre essas características, pode-se destacar:


2. VAIDADE PESSOAL E/OU PROFISSIONAL.

O ser humano costuma ser mais receptivo a avaliação positiva e favorável aos seus objetivos, aceitando basicamente argumentos favoráveis a sua avaliação pessoal ou profissional ligada diretamente ao benefício próprioou coletivo de forma demonstrativa.




3. AUTOCONFIANÇA.

O ser humano busca transmitir em diálogos individuais ou coletivos o ato de fazer algo bem, coletivamente ou individualmente, buscando transmitir segurança, conhecimento, saber e eficiência, buscando criar uma estrutura base para o início de uma comunicação ou ação favorável a uma organização ou individuo.


4. FORMAÇÃOPROFISSIONAL.

O ser humano busca valorizar sua formação e suas habilidades adquiridas nesta faculdade, buscando o controle em uma comunicação, execução ou apresentação seja ela profissional ou pessoal buscando o reconhecimento pessoal inconscientemente em primeiro plano.


5. VONTADE DE SER ÚTIL.

O ser humano, comumente, procura agir com cortesia, bem como ajudar outros quando necessário....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia Social
  • engenharia social
  • Engenharia social
  • Engenharia Social
  • Engenharia Social
  • O Que Engenharia Social
  • Engenharia social
  • ENGENHARIA SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!