engenharia de produção

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS DE UMA PEQUENA EMPRESA DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA.













Joaçaba, 2013.
1 INTRODUÇÃO


O crescimento populacional das sociedades de consumo vem contribuindo para o aumento da quantidade e variedade de resíduos que precisam ser descartados para dar lugar a novos bens de consumo, formando umciclo que não para de agredir o ambiente.
Cada vez mais, o setor produtivo em diferentes países está incorporando em seus custos aqueles relacionados à questão am­biental, implicando necessidades de mudanças significativas nos padrões de produção, comercialização e consumo. Essas mudan­ças respondem a normas e dispositivos legais rígidos de controle (nacionais e internacionais), associados a umnovo perfil de con­sumidor (FIESP, 2003).
A realidade vivida pelo setor industrial é bastante peculiar. Apesar de o gerador ser o responsável pelo destino final de seus resíduos, a escassez de informações e de alternativas disponíveis e a carência de pessoal especializado faz com que muitas indústrias considerem seus resíduos como verdadeiras “batatas-quentes”.
As atividades industriais geramresíduos de diferentes características e quantidades, onde precisam ser gerenciados adequadamente para não causar poluição e danos a saúde do ser humano. Estas indústrias que resolvem investir nesta questão normalmente se envolvem em programas de reciclagem e de troca de resíduos com outras indústrias, ou se preocupam com uma alternativa de destino final adequada.
As empresas estão reconhecendo aimportância da busca por alternativas para melhoria de seu desempenho ambiental, seja por iniciati­va própria ou movida por forças externas.
Uma importante regulamentação na área dos resíduos foi à política nacional de resíduos sólidos (PNRS), lei nº 13.305/2010, define gerenciamento de resíduos sólidos, como um conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte,transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada alem disso tem a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de residos sólidos.
A lei ainda especifica que essas ações devem estar de acordo com o plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que deve ser elaborado para determinadas atividades, dentro destas indústrias. Através de um plano estruturado com metas eprazos definidos as empresas podem se organizar para alcançar melhorias contínuas no gerenciamento de resíduos.
A realidade sobre a produção, tratamento e destino dos resíduos precisa ser conhecida de forma integrada para que soluções adequadas sejam propostas. Nos dias atuais, os resíduos continuam sendo considerados como importantes fontes de contaminação do ambiente, ocasionando um efeitobumerangue para o próprio homem. É o que sabemos até o momento. Talvez outros efeitos só possam ser descobertos no decorrer dos anos, ou sentidos nas gerações futuras (SISINNO, 2002).

1.1 OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é caracterizar as praticas utilizadas para o gerenciamento desses resíduos, através do estudo de caso desenvolvido em uma pequena empresa de Gerenciamento de Resíduos no MeioOeste de Santa Catarina.

1.1.1 Objetivo Geral

Caracterizar o processo de destinação de resíduos sólidos de uma empresa do município de Ibiam, Santa Catarina.

1.1.2 Objetivos Específicos

Os objetivos específicos deste trabalho foram:

Descrever o tipo de Resíduos Sólido produzido pelas empresas.
Descrever a forma de armazenamento do Resíduo na empresa.
Descrever o sistema detransporte dos Resíduos Sólidos.
Descrever a destinação Final destes Resíduos.





2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Para realização deste trabalho foi realizada uma revisão da literatura visando a contextualização do assunto e descrever através do estudo de caso desenvolvido na empresa, as práticas de gerenciamento dos Resíduos Sólidos.

2.1 RESÍDUOS

A década de 70 foi a década da água, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia de producao
  • Engenharia de produção
  • engenharia da produção
  • Engenharia de produção
  • Engenharia de produção
  • O que é engenharia de produção?
  • Engenharia produção
  • Engenharia de Produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!