energia gravitacional

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Energia das Ondas
 
As ondas são formadas pela força do vento sobre a água e o tamanho das ondas varia com a velocidade do vento, da sua duração e da sua distância da água da qual o vento faz força. O movimento da água que resulta da força do vento transporta energia cinética que pode ser aproveitada por dispositivos próprios para a captação dessa energia, chamada energia das ondas.
Além daenergia gerada pelo movimento da água que gera ondas e das quais resulta energia cinética, existe também a energia das marés que resulta da deslocação da água do mar, ou seja, com as variações de marés e ainda existe a energia térmica dos oceanos que apesar de ser menos falada não deixa de ser importante.
Como o nome indica este tipo de energia usa as diferenças de temperatura do mar, ainda não sesabe muito sobre esta energia, apesar de estar a ser utilizada no Japão numa fase de demonstração e experimentação.

Transformar em Energia
  
A tecnologia Pelamis afigura-se a uma cobra articulada que balança à medida que as ondas percorrem o seu comprimento. Esse movimento nas articulações permite aciona geradores de eletricidade e a energia é depois recolhida por um cabo submarino eencaminhada para terra.
  Está previsto que um quilômetro quadrado de oceano seja ocupado com os geradores Pelamis disponibilizando uma potência de 24 MW, podendo alimentar aproximadamente 20.000 habitações.
As ondas de alto mar podem oferecer uma energia tecnicamente mais estável que a das ondas de rebentação ou mesmo que a gerada pelo aproveitamento do vento. O movimento ondular produz energiacinética que pode pôr uma turbina a funcionar e a energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através de um gerador.
Atualmente utiliza-se o movimento de subida/descida da onda para dar potência a um êmbolo que se movo de cima para baixo num cilindro, o êmbolo pode por um gerador a funcionar.
 
Vantagens e Desvantagens
 
Vantagens:
- É uma energia renovável.
- Não produzqualquer tipo de poluição.
- Estão menos dependentes das condições da costa.

Desvantagens:

- Instalações de potência reduzida;
- Requer uma geometria da costa especial e com ondas de grande amplitude.
- Impossibilita a navegação (na maior parte dos casos).
- A deterioração dos materiais pela exposição à água salgada do mar.



 







A energia das marés
A energia da deslocaçãodas águas do mar é outra fonte de energia. Para transformá-la são construídos diques que envolvem uma praia. Quando a maré enche a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique como em qualquer outra barragem.
Para que este sistema funcione bem são necessárias marés e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixapara a maré alta. Existem poucos sítios no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

As vantagens da Energia das Ondas e Marés

A constância e previsibilidade da ocorrência das marés;
O fato as marés serem uma fonte inesgotável de energia;
O fato de ser uma fonte de energia não poluente.

Desvantagens da Energia das Ondas e Marés
Os custos de instalação são bastante elevados;Só é produzida energia enquanto existir um desnível entre os níveis de água que se encontram nas partes superior e inferior do muro da barragem;
Só podem ser instaladas centrais para a produção de eletricidade a partir desta energia em locais que respondam às necessidades geomorfológicas necessárias para a mesma e que possuam um  desnível entre marés bastante elevado (cerca de 5,5m);
A suaconstrução pode acarretar grandes impactos ambientais devido à criação da albufeira.
Outras desvantagens  que se baseiam nas dificuldades técnicas que o desenvolvimento tecnológico tem no aproveitamento da energia das ondas, sendo as maiores as seguintes
Irregularidade da amplitude de onda, fase e direção; é difícil obter o máximo de eficiência num sistema sobre uma inteira gama de freqüências;
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Energia Gravitacional
  • Energia Gravitacional
  • energia gravitacional
  • energia gravitacional
  • Energia Potencial Gravitacional
  • Energia gravitacional intodução
  • energia potencial gravitacional
  • Energia potencial gravitacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!