Endometriose

Páginas: 2 (282 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
II. EXPLICAÇÃO DAS DOENÇAS:
A ENDOMETRIOSE EXTERNA causa esterilidade em 30 a 40% dos casos. Ao exame ultrassonográfico, o útero geralmente tem TAMANHO NORMAL (isto é, cerca de 90cm3). Este exame não permite o diagnóstico de endometriose, mas apenas a suspeita. O único diagnóstico é o da visualização direta (laparoscopia). O tratamento desta doença consisteem um ou mais dos seguintes:
1. Analgésicos e anti-inflamatórios;
2. Hormônios - estes, embora de custo elevado, costumam oferecer bons resultados, permitindo inclusive a gravidez;3. Coagulação dos focos de endometriose por laparoscopia;
4. Retirada dos focos e correção de outras lesões eventualmente associadas (aderências), por via cirúrgica convencionais,em pacientes jovens. Conservam-se o útero, os ovários e as trompas. Permite a gravidez posterior.
5. Cirurgia mais radical, para retirada do útero, ovários, trompas e focos deendometriose, apenas quando as lesões são muito extensas, idade acima dos 40 anos e família (prole) já constituída.
A ENDOMETRIOSE INTERNA (adenomiose) é a que realmente causa o aumentodo útero e sintomas muito parecidos com os do mioma uterino, dos quais o principal é a dor (cólicas intensas).
Em ambos os casos, o tratamento depende dos sintomas. Se forem levese o útero não está muito aumentado, pode-se até tentar o tratamento hormonal, mas com resultados duvidosos.
Caso o útero esteja de tamanho muito acima do normal e os sintomas sejamexagerados, com pouco ou nenhum alívio com analgésicos, o tratamento é realmente o cirúrgico, com retirada do útero ("histerectomia") e conservação dos ovários e das trompas emidades abaixo dos 40/45 anos.
Não esquecer que esta é cirurgia de rotina para a maioria dos ginecologistas: embora possam assustar, os resultados são altamente compensadores.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENDOMETRIOSE
  • ENDOMETRIOSE
  • Endometriose
  • Endometriose
  • endometriose
  • endometriose
  • Endometriose
  • Endometriose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!