vander.fs

1191 palavras 5 páginas
Assédio Moral

Informações

Conseqüências

Novembro/2012

1

Introdução


Nosso objetivo é informar as chefias sobre o padrão de comportamento adequado ao se reportar aos colaboradores e aos colegas no dia-a-dia do trabalho, visando tornar o ambiente mais produtivo através da mútua cooperação e do companheirismo.

Novembro/2012

2



Quem agüentaria ficar num ambiente de trabalho onde todos caçoam de suas atitudes, ou onde a chefia é rude e agressiva diariamente?

Novembro/2012

3

Tópicos de Discussão

 Como

se reportar aos colaboradores no dia-a-dia do trabalho? Novembro/2012

4

Tópicos de Discussão
 Como

se reportar aos colaboradores nos momentos de problemas? Novembro/2012

5

O Que é Assédio Moral no trabalho? 

É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais colaboradores, desestabilizando a relação do colaborador com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o quase sempre a desistir do emprego.

Novembro/2012

6

O Que significa a palavra “Humilhação”?

Conceito: É um sentimento de ser ofendido, menosprezado, rebaixado, inferiorizado, submetido, vexado, constrangido ou ultrajado pelo outro. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil.
Magoado, revoltado, perturbado, mortificado, traído, envergonhado, indignado e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento.
Novembro/2012

7

Humilhação

Novembro/2012

8

Isso quer dizer que
1. Hoje a lei não permite mais esse tipo de atitude das chefias em relação aos colaboradores. O chefe que não sabe ser “o
Coordenador” dos trabalhos, o
“Capitão do

Relacionados