Fisiopatologia das Estrias

Páginas: 3 (536 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 centro universitário barão de mauá
Cursosuperior de tecnologia em estética e cosmetica











Trabalho de Fisiopatologia das Estrias

Discente: EdnaraNóbrega de Andrade Dantas

Docente: Profa.Dr. Karina Pontin Mamede














ribeirao Preto
2014
Fisiopatologia das ESTRIAS

Segundo Maio (2004) define-se pele como um tecido deorigem endotérmico, constituído por três camadas distintas; epiderme, derme, hipoderme, que constituem barreiras contra agressões exógenas e impede a passagem de agua e proteínas para o meio exterior,para qual age como um órgão sensorial e participa do sistema imunológico.
Dentre essas camadas, derme é a camada mais complexa, composta de tecido conjuntivo, fibras elásticas e proteína fibrosas,cuja principal função é sustentar, dá força e elasticidade a pele (NOGUEIRA, 2007). Além destas estruturas, também são encontrados células de defesa como macrófagos que auxiliam na regeneração dostecidos e também células adiposas (GRANJEIRO, et al; 2007).
De acordo com Guirro e Guirro, (2004) as estrias são atrofias cutâneas adquiridas, benignas, de aspecto estético desagradável e que podem causardistúrbios emocionais importantes. Possuem várias outras denominações decorrentes de diferentes idiomas, prováveis etiologias e aspecto macroscópico da pele: vergetures, atrophoderme, strieé, maculesatrophiques lineaires, striae distensae, stretch marks, striaealbicantes. O interesse pelo estudo científico das estrias iniciou-se há muitos anos. Ha relatos do ano de 1773, em que Roederer fez oprimeiro estudo clínico em gestantes. Em 1989, Troisier e Menetrier, descreveram as estrias como uma doença inócua e desfigurante. Em 1984 Unna levantou a hipótese de que fatores endógenos pudesseminfluenciar as fibras elásticas do tecido conjuntivo. Em 1936, Nardelli propôs a denominação “estrias atróficas”. Desde então, inúmeras teorias etiológicas e formas de tratamento têm sido propostas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrias
  • Estrias
  • Estrias
  • estrias
  • Estrias
  • estrias
  • estrias
  • Estrias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!