EMPRESA TRAMONTINA

Páginas: 8 (1980 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
TRAMONTINA – VALENTIN TRAMONTINA
SEMINÁRIO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS







SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO
“O rock mistura os instrumentos, a culinária mistura os ingredientes. E a Tramontina mistura tudo” - Tramontina
Esta é a frase de inovação e ousadia mais recente do lançamento da Tramontina que considera o Marketing o meio mais importante para osucesso.
Neste trabalho consta toda a história desta empresa bem sucedida, de seu fundador Valentin Tramontina que faleceu em 1939, deixando sua esposa Elisa De Cecco ou Elisa Tramontina a missão de assumir a liderança e continuar com o objetivo de seu marido.

VALENTIN TRAMONTINA


Nascido em 1893, falece com 46 anos de idade, no ano de 1939.
Imigrante Italiano.



HISTÓRIA DA TRAMONTINA
Ahistória da Tramontina começa em 1911, quando Valentin Tramontina chega à cidade de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, para montar o seu próprio negócio. Após cumprir o serviço militar obrigatório, o mesmo, transfere a empresa para um galpão maior. É o retrato do imigrante italiano que iniciava sua caminhada no Rio Grande do Sul, a partir de 20 de maio de 1875.
Para o imigrante quedeixou a Itália no final do século 19, o principal anseio era a propriedade da terra. O contato com a Revolução Industrial ocorrido na Europa foi de grande valia para o colono italiano. O trabalho na fábrica, ainda que temporário, o familiarizou com o novo modo de produzir. Algumas máquinas, fruto da revolução industrial, foram trazidas pelos imigrantes. Saber como as máquinas eram produzidas eraum atalho para a produção de novas ferramentas e artefatos.
Ao chegar na região colonial do Rio Grande do Sul, o imigrante trazia o conhecimento de algumas atividades e as pré-condições para a produção de outras. Eram extremamente engenhosas.
Valentin Tramontina, em 1911, montou sua ferraria na então vila de Carlos Barbosa. A família de Valentin morava em Santa Bárbara,localidade pertencente ao município de Bento Gonçalves, atualmente fazendo parte do município de Monte Belo do Sul, e lá fabricava ferramentas agrícolas. Valentin era um colono artesão, filho de imigrantes italianos, e veio a Carlos Barbosa porque a chegada da ferrovia significava perspectiva de expansão. Até 1930, a produção da ferraria era modesta. Valentin prestava serviços a empresas, entre elasArthur Renner, proprietário de uma refinaria de banha, onde eram abatidos mais de 150 suínos por dia. Fazia consertos nas empresas e fabricava facas e canivetes. Podia ser considerado um ferreiro urbano.
Em 1924, a empresa de Arthur Renner se transfere para Montenegro.Em 1932, Valentin agrega os primeiros colaboradores. São pessoas que residem na vila, trabalham na agricultura emtempo parcial e começam a fazer facas e canivetes nos porões de suas casas. Valentin Tramontina, nascido em 1893, falece com 46 anos de idade, no ano de 1939. A partir daí, assume a ferraria, dona Elisa Tramontina, esposa de Valentin, que desponta como uma empreendedora nata e arrojada. Ela é quem embarca no trem da estação da vila de Carlos Barbosa e vai vender a produção nos mercados regionais e nacapital do Estado.
O ano de 1949 pode ser considerado um marco na história do Grupo. Trata-se da data em que Ruy José Scomazzon, barbosense de 20 anos, amigo de Ivo Tramontina, cursando a Faculdade de Ciências Econômicas da PUC – Porto Alegre, começa a prestar assessoria à Tramontina. Ruy, com espírito de liderança, implanta planos ambiciosos, enfatizando a organização em todos ossetores. Inaugura-se uma nova etapa. O caráter artesanal dá lugar a uma produção manufatureira. Na década de 50, a empresa contava com 30 empregados e alguns representantes comissionados espalhados pelo Estado. Os canivetes representavam 90 por cento do faturamento. Vem da Itália a tradição de ter no bolso um canivete, cuja denominação é "brítola". Trata-se de um canivete com formato de pequena...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A empresa Tramontina
  • tramontina
  • Tramontina
  • Tramontina teec s/a: um diagnóstico e prognóstico das áreas de recursos humanos e marketing da empresa
  • tramontina
  • Tramontina
  • Tramontina
  • Tramontina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!