Segunda Guerra Balcanica

Páginas: 8 (1997 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Segunda Guerra Balcânica

Segunda Guerra Balcânica
Parte da(o) Guerras Balcânicas
BwII kratovo.jpg
Forças sérvias durante a Segunda Guerra Balcânica
Data 29 de junho de 1913 — 10 de agosto de 1913
Local Península Balcânica
Desfecho derrota búlgara, Tratado de Bucareste
Combatentes
Bulgária Bulgária Sérvia Sérvia
Grécia Grécia
Montenegro Montenegro
Roménia Romênia
Turquia ImpérioOtomano
Principais líderes
Bulgária Mihail Savov,
Bulgária Nikola Ivanov,
Bulgária Vasil Kutinchev,
Bulgária Radko Dimitriev Sérvia Radomir Putnik ,
Grécia Rei Constantino I ,
Roménia Príncipe Ferdinando,
Roménia Alexandru Averescu
Forças
Bulgária 500.000 combatentes Roménia 450.000
Sérvia 220.000
Grécia 150.000
Montenegro 12.000
Turquia 255.000
Total: 1.087.000
A Segunda GuerraBalcânica, também conhecida como Segunda Guerra dos Bálcans (português brasileiro) ou Balcãs (português europeu) , ocorreu entre 29 de junho de 1913 e 10 de agosto de 1913 (no calendário gregoriano, mas de 16 de junho de 1913 a 18 de julho de 1913 no calendário juliano, que ainda vigorava nos países ortodoxos) e foi um conflito entre a Bulgária de um lado contra seus antigos aliados da Liga Balcânica -Sérvia, Grécia e Montenegro - somados a Romênia e o Império Otomano de outro. O resultado desta guerra tornou a Sérvia, um importante aliado da Rússia, em uma potência regional dos Bálcãs, alarmando a Áustria-Hungria e indiretamente tornando-se mais uma causa para a Primeira Guerra Mundial.1

Índice [esconder]
1 Antecedentes
2 Forças
3 O início da guerra
4 Batalhas
4.1 Batalha deKilkis-Lahana
4.2 Batalhas de Bregalnica, Kalimantsi e Kresna Gorge
5 Fim da Guerra
6 Notas
7 Bibliografia
Antecedentes[editar | editar código-fonte]
Durante a Primeira Guerra Balcânica, a Liga Balcânica (Sérvia, Montenegro, Grécia e Bulgária) atacaram e conquistaram as províncias europeias remanescentes do combalido Império Otomano (Albânia, Macedônia e Trácia) deixando-o com o comando apenas daspenínsulas de Chataldja e Gallipoli. O Tratado de Londres, assinado em 30 de Maio de 1913, que pôs fim à guerra, reconheceu os ganhos dos estados balcânicos a leste da linha Enos-Medea e criou uma Albânia independente,2 em parte devido às pressões austro-húngaras para que as pretensões sérvias de acesso ao mar fossem derrubadas.

Entretanto, o tratado acabou por não satisfazer ninguém.3 Osestados balcânicos haviam feito um acordo preliminar de partilha dos territórios conquistados, especialmente no que dizia respeito à Macedônia, e a Conferência de Londres acabou apenas por reconhecer o status quo, mesmo que alguns territórios tivessem migrado para as respectivas potências ocupantes.3 A Bulgária sentiu que seu ganhos territoriais concedidos depois da guerra, particularmente naMacedônia, eram insuficientes, e passou a reclamar a importante cidade de Salônica, onde um regimento búlgaro já estava estacionado.

Grécia e Sérvia já estavam desgostosas ao terem de evacuar a Albânia, e responderam a isto entrando ofensivamente na conferência com o objetivo de prevenir uma grande expansão búlgara. Os dois países resolveram suas diferenças mútuas e assinaram um acordo para uma aliançamilitar em 1 de Maio de 1913, seguido por um tratado de "amizade e proteção mútuas" em 19 de Maio/1 de Junho de 1913. Mais ao norte, uma outra disputa da Bulgária era com a Romênia, principalmente com a decisão desta de reclamar pela fortaleza búlgara de Silistra no rio Danúbio, como o preço da neutralidade do país durante a Primeira Guerra Balcânica.

A arbitragem russa, dada para o TratadoSérvio-Búlgaro de 1912, progrediu muito lentamente, já que a Rússia não desejava perder nenhum dos seus aliados eslavos nos Bálcãs. Durante as negociações, disputas continuaram a ocorrer na Macedônia, principalmente entre tropas sérvias e búlgaras. Em 29 de Junho, o Alto Comando búlgaro, sem notificar o governo, ordenou que as tropas búlgaras atacassem posições sérvias e gregas, e a declaração de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segunda guerra
  • segunda guerra
  • sEGUNDA GUERRA
  • SEGUNDA GUERRA
  • segunda guerra
  • A segunda Guerra
  • segunda guerra
  • Segunda Guerra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!