Embargos Infringentes

Páginas: 4 (836 palavras) Publicado: 10 de maio de 2015

TAE PROCESSO
CIVIL


Embargos Infringentes






Discente: Arlindo Romão da Silva
Docente: Greissy Faber
Sem.: 5B Noturno Direito






SINOP/MT
Maio 2015

Embargos InfringentesConsiderando-se que para o cabimento dos infringentes é indispensável a presença da “decisão de mérito”, seja ela na sentença ou no acórdão, torna-se importante observar quais as decisões que se encaixam dentrodeste conceito.
Cabimento: cabe diante de acórdão não unânime que reforça decisão do mérito na apelação ou ação rescisória.
Art. 530 CPC
Hipóteses de Cabimento de Embargos Infringentes

Agravo Retido:Diversamente parte importante da doutrina embasa-se na Súmula 255 do STJ: “Cabem embargos infringentes contra acórdão, proferido por maioria, em agravo retido, quando se tratar de matéria demérito”. Assim, desde que o agravo retido trate de matéria de mérito e venha a ser provido por julgamento não unânime, para alterar a decisão agravada, cabem embargos infringentes.
Agravo Interno: SegundoLeonardo José Carneiro da Cunha, cabem embargos infringentes contra acórdão proferido em agravo interno, em uma única situação: se o relator, com fundamento no art. 557, § 1º-A, proferiu decisão, dandoprovimento a recurso, reformando, por decisão singular, sentença de mérito, e a parte vencida interpôs agravo, confirmando-se, por maioria de votos, a decisão do relator.
Agravo de Instrumento: Quandohouver julgamentos não unânimes estes podem ser objeto de embargos infringentes quando adentrarem o mérito como por exemplo questões de prescrição e decadência de direitos patrimoniais.
AçãoRescisória: Na ação rescisória, para o cabimento dos embargos, basta que, por decisão não unânime, seja acolhido o juízo rescindendo, não é preciso que seja acolhido também o juízo rescisório.
Embargos deDeclaração: Algumas doutrinas subscrevem o entendimento do STJ, que admite oposição de embargos infringentes em relação a embargos de declaração, ao argumento que os declaratórios constituem um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EMBARGOS INFRINGENTES
  • Embargos Infringentes
  • embargos infringentes
  • Embargos infringentes
  • EMBARGOS INFRINGENTES
  • Embargos infringentes
  • embargos infringentes
  • Embargos infringentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!