Emb Trab De Rocheta

Páginas: 9 (2135 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015


"Deixa-te levar pela boa onda"







Introdução:
A embalagem desempenha um papel fundamental na indústria alimentar graças às suas
múltiplas funções. Além de conter o produto, a embalagem é muito importante na
conservação do produtos, mantendo a sua qualidade e segurança e atuando como barreira
contra fatores responsáveis pela deterioração química, física e microbiológica dos
produtos.Nós após alguns debates de ideias decidi-mos então criar uma embalagem do tipo secundaria, que consiste num expositor para latas de conservas de vários produtos dos quais nós escolhemos lata de conserva de Atum, Sardinha e Polvo. Para a elaboração desta embalagem escolho o papel (cartão) sendo este um material que pode adquirir várias espessuras e formatos, tem uma baixa resistência mecânica,resistente a baixas temperaturas, boa impressão, é um material relativamente leve e por ultimo e muito importante reciclável.

Definições de Embalagens
A embalagem desempenha um papel fundamental na industria alimentar graças as suas múltiplas funções. Além de conter o produto a embalagem é muito importante na conservação dos produtos, mantendo a qualidade e segurança, atuando como barreira contrafatores responsáveis pela deterioração química, física e microbiológica dos produtos.
Sistema coordenado de preparação de produtos para transporte, distribuição,
armazenamento e uso final.
Meio de assegurar o envio do produto ao consumidor final, em condições ótimas e a
baixo custo.
Arte, a ciência e a tecnologia de preparar produtos para transporte e venda.
Funções da Embalagem
As cinco funçõesprincipais que a embalagem deve satisfazer são a proteção, a
conservação, a informação, serviço ou à conveniência na utilização e por fim função social.

Função de Proteção:
A embalagem deve permitir o transporte, distribuição e manuseamento do produto, protegendo-o contra choques, vibrações e compressões que ocorrem em todo o circuito. Deve também proteger o produto contra adulteração ou perda deintegridade, quer sejam acidentalmente ou provocadas.
Função de conservação:
A embalagem deve manter a qualidade e a segurança do produtos, prolongando a sua vida-
útil e minimizando as perdas de produto por deterioração. Para isso, a embalagem deve
controlar fatores como a humidade, o oxigénio, a luz e ser uma barreira aos microrganismos presentes na atmosfera envolvente e impedir o seudesenvolvimento no produto. A embalagem deve também sem constituída por materiais e substâncias que não migrem para o produto, em quantidades que possam por em risco a segurança dos consumidores ou alterar as características organoléticas do produto.

Função de Informação:
A embalagem é também, por excelência, o veículo de informação sobre o produto, quer seja de informação relevante para o consumidor,quer seja para os diferentes elementos da cadeia de distribuição e venda do produto. Neste último caso, a embalagem transmite informação para a gestão de stocks, instruções de armazenamento e de manuseamento, preço e permite a identificação e rastreabilidade do produto.
Função de conveniência ou de Serviço:
Na medida em que a embalagem deve ser conveniente e adequada à utilização. Exemplos deaspetos da embalagem que se englobam nesta função: abertura fácil, tampas doseadoras e possibilidade de fecho entre utilizações, possibilidade de aquecer/cozinhar e servir na própria embalagem, utilização em fornos micro-ondas , permitir a combinação de produtos diferentes, como iogurte e cereais, ser adequada a diferentes ocasiões de consumo (por exemplo em situações de desporto) e diferentesquantidades (doses individuais, etc.). Nesta função podem ser incluídos aspetos menos técnicos e mais relacionados com o marketing e a comunicação, já que a embalagem deve reter a atenção e seduzir o comprador no ponto de venda.

Função Social:
A tendência para embalar quase todos os tipos de produtos é irreversível e faz parte do progresso humano e social. No hemisfério norte a percentagem de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emb Nulidade
  • Sist Emb
  • EMB DECLARAÇÃO CIVEL
  • Trabs trabs
  • Trab
  • trab
  • Trab
  • trab

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!