Documento

Páginas: 5 (1209 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
 Por volta do século VII, as diferenças entre a China e a Europa eram maiores do que as semelhanças; enquanto na Europa o poder se dividia entre vários senhores feudais, na China, o poder se concrentrava nas mãos dos imperadores. Enquanto as cidades europeias declinavam, as chinesas floresciam, abrindo-se inclusive ao contato com o Ocidente.
Dinastia Tang
O período Tang é considerado aépoca de ouro da China medieval. Por meio da guerra e/ou da diplomacia, o Império Chinês conquistou vasta área, que vai da Coreia, a leste, até a Pérsia, a oeste, onde foi detido pelos árabes muculmanos, em 751, na Batalha de Talas. Com essa rápida expansão, a China dos Tang tornou-se uma das maiores potências daqueles tempos.

Mapa do império Chinês dos Tang e seus vizinhos
A sociedade
Naépoca dos Tang, o imperador governava por meio de decretos, nomeando e demitindo pessoas conforme sua conveniência; já a nobreza, o grupo mais rico e prestigiado da sociedade, dominava também a vida política, ocupando importantes cargos no governo. Muitos desses nobres eram parentes do imperador. A maioria deles morava em residências confortáveis, localizadas no campo, e cultivava o hábito de beberchá, jogar xadrez e enfeitar a casa com flores.
Havia ainda artesãos agrupados em corporações que os protegiam, empregando-os em casas de famílias ricas e arrumando colocação para seus produtos. Além deles, havia os trabalhadores especializados, como babás, guardas, músicos, e os trabalhadores braçais, como os carregadores de água e os que ajudavam a construir casas e estradas.
Jáos camponeses formavam a maioria da população chinesa e levavam uma vida muito difícil, trabalhando do nascer ao pôr-do-sol nas plantações de arroz, chá, cereais e frutas e tendo poucos minutos para a principal ou única refeição diária, feita ao meio-dia. alimentavam-se basicamente de carne de porco ou de peixe e arroz.
A sociedade chinesa estava assim constituída quando foi fortementeinfluenciada por uma religião vinda da Índia, o budismo.
O budismo
O budismo é uma religião surgida a partir dos ensinamentos de Sidharta Gautama, príncipe nascido no séc. VI a.C. numa região pertencente à Índia. Sidharta abandonou uma vida de luxo e prazeres para viver entre os pobre e meditar. O que ele mais desejava era descobrir por que o ser humano sofre.
Após muito meditar, chegou àconclusão de que a fonte de todo o sofrimento é o desejo. O desejo de riqueza, de poder, de fama....Acreditava que, libertando-se do desejo, a pessoa eliminaria o sofrimento e alcançaria o nirvana. Aos poucos, várias pessoas passaram a segui-lo, chamando-o Buda, que significa "o iluminado". Buda acreditava na reencarnação, isto é, que a alma não morre com a pessoa, mas continua a existir em outrocorpo para pagar pelos erros das vidas passadas e ir se purificando aos poucos.
Para chegar ao nirvana, Buda aconselhava seguir oito regras:
Ter boas intenções;
Ser honesto;
Esforçar-se o suficiente;
Evitar maus pensamentos;
Concentrar-se ao fazer as coisas;
Ser justo nas decisões;
Falar somente o necessário e no momento oportuno;
Fazer o que é conveniente.
Alcançando o nirvana, a pessoanão teria mais de reencarnar (renascer em outro corpo) e, portanto, não precisaria mais sofre. Valorizando a caridade, a a sabedoria e a não violência, o budismo difundiu-se rapidamente.

Budismo
O budismo na China
Os principais responsáveis pela entrada do budismo na China foram os comerciantes; por isso, os primeiros centros budismo chineses ficavam nas áreas comerciais das grandescidades. Assim como o cristianismos se espalhou de Roma para o restante da Europa, o budismo se alastrou da China para diversos pontos do Oriente, como Tibete, Coreia e Japão.
Governo x budismo
Conforme o budismo foi crescendo, o governo chinês passou a persegui-lo por três motivos principais:
Os monges e as monjas não pagavam impostos sobre os mosteiros e as fazendas que possuíam;
Ao se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento
  • Documento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!