analise documental de brasil

Páginas: 11 (2667 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Universidade federal de são paulo (unifesp)
Análise Documental de Periódico
Jornal das Senhoras

Rafaelly Lacerda de Araujo -85856/vespertino








O tema escolhido para esse trabalho foi a participação feminina na imprensa,e através de um panorama geral pretendo mostrar como se deu essa participação e de que forma.
O século XIX foi marcado por grandes transformações na sociedade, e passoua ser um século que valorizava o individual frente ao coletivo.Nesse contexto,o romance aparece como um meio para a construção de um ideário burguês. Seu publico conseqüentemente também muda,e as mulheres burguesas compõe grande parte dele.
Uma cultura de leitura por parte das mulheres se desenvolve e se aperfeiçoa ao longo do tempo,até a sua participação na produção textual em jornais efetiva,que acontecerá nas ultimas décadas do século XIX ,porém no inicio do século sua participação fosse majoritariamente na composição de poemas,ensaios literários ,hinos e sonetos,as mulheres deveriam manter-se em seu lugar e manter seu papel .E a partir dessa informação podemos ter uma idéia de como eram as mulheres desse século, ou pelo menos o que a sociedade esperava dela: delicadeza,singeleza efeminilidade ,o papel de boa mãe,boa esposa e ‘anjo do lar’ deveria ser desempenhado por ela com vigor.
‘’ Não podiam se expressar quando lhes era dito que deveria se restringir a sugestões alheias,deixando ao interlocutor a possibilidade de recusa.Entonações femininas deviam expressar surpresa,submissão,incerteza,busca de informação ou entusiasmo ingênuo.Uma mulher que falasse agressivamente ouafirmativamente,o que nos homens era sinal de personalidade,era considerada mal educada,tresloucada e até histérica ‘’¹

O cenário muda quando mulheres da classe média fundam ou são proprietárias de jornais,que tem como pauta a educação feminina,e isso abre para a possibilidade da profissionalização feminina,já que até então um ciclo vicioso se mantinha,pois não tendo instrução ,ela não estavaapta para a participação profissional e política nessa sociedade e portanto não recebia a instrução necessária para participar. Com o tempo a pauta de reivindicações aumentaria,e mais adiante publicações favoráveis ao divorcio,e posteriormente ao voto apareceriam.
O século XIX também foi marcado pelas ‘’luzes’’ e as elites políticas e intelectuais tentavam propagar o progresso e o caminho para acivilização,e isso implicaria oferecer instrução também as mulheres e enquadrá-las aos novos ideais de civilização da época.
Eis então que a ‘’ Mulher Ilustrada’’ surgia,educadas não pela satisfação pessoal mas sim para beneficiar os futuros cidadãos para a construção da nação civilizada,e aos homens sim ,estaria o encargo de atuar efetivamente no espaço publico.Educar as mulheres era uma formade moldar senhoras,que também soubessem entreter seus maridos e soubessem se portar em público.
‘’ De uma forma geral,a educação deveria ser ministrada às mulheres para protegê-las dos perigos representados pela imprudência,futilidade,caprichos,indecência e prazeres torpes’’²

Inicialmente periódicos dedicados ao publico feminino eram muito criticados,porém como esse novo ideal de sociedadeeles foram ‘’aceitos’’,porém enfrentavam dificuldades financeiras para se manter.

¹DEL PRIORE,Mary .História das Mulheres no Brasil .p 423.
² GOMES, Gisele Ambrósio .O Mentor das Brasileiras:um estudo de caso.p.7.





A imprensa era proibida até a vinda da família real ao Brasil,em 1808,neste mesmo ano D.João VI revogou os decretos que proibiam a instalação de gráficas na colônia,criando então aImprensa Régia. Esse desenvolvimento tardio da imprensa influenciou na maneira como ele foi difundido,e até mesmo décadas após a sua liberação ele foi visto como um espaço majoritariamente masculino,e a aceitação feminina neste espaço foi conflituosa.Enquanto alguns países como Estados Unidos,ou Espanha já tinham o desenvolvido de maneira eficaz inclusive com o auxilio de mulheres para sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise documental: Viagens ao Nordeste do Brasil
  • analise documental
  • analise documental
  • Analise Documental
  • Analise Documental
  • Analise documental
  • como fazer uma analise documental de lactancio
  • Relatório da Analise da Unidade Documental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!