ELEMENTOS ESSENCIAIS DO PROJETO DE PESQUISA

Páginas: 25 (6177 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
1. PESQUISA ACADÊMICA

Segundo Demo (1985), pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade. Partimos do pressuposto de que a realidade não se desvenda na superfície. Não é o que aparenta à primeira vista. Ademais, nossos esquemas explicativos nunca esgotam a realidade, porque esta é mais exuberante que aqueles. A partir daí, imaginamos que sempre existe o que descobrir narealidade, equivalendo isto a aceitar que a pesquisa é um processo, interminável, intrinsecamente processual. É um fenômeno de aproximações sucessivas e nunca esgotado, não uma situação definitiva, diante da qual já não haveria o que descobrir. Para fins de classificação, distinguimos quatro linhas básicas de pesquisa: a teórica, a metodológica, a empírica e a prática.
A pesquisa teórica é aquelaque monta e desvenda quadros teóricos de referência. Não existe pesquisa puramente teórica, porque já seria mera especulação.
A pesquisa metodológica não se refere diretamente à realidade, mas aos instrumentos de captação e manipulação dela. Para muitos será estranho imaginar uma pesquisa metodológica, porque não é usual colocar as coisas assim. Cremos, no entanto, que é fundamental estabelecera importância da construção metodológica, porque não há amadurecimento científico sem amadurecimento metodológico.
A pesquisa empírica é aquela voltada, sobretudo, para a face experimental e observável dos fenômenos. É aquela que manipula dados, fatos concretos. Procura traduzir os resultados em dimensões mensuráveis. Tende a ser quantitativa, na medida do possível.
A pesquisa prática é aquelaque se faz através do teste prático de possíveis ideias ou posições teóricas. Certamente é uma função da prática testar se a teoria é fantasia, especulação ou se é real. Todavia, a prática tem a função mais essencial de representar o lado político das ciências sociais. Aí, a própria omissão é uma prática, porquanto há de significar o favorecimento da situação vigente.
Segundo Gil (2002), pode-sedefinir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra e tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema. A pesquisa é desenvolvidamediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. Na realidade, a pesquisa desenvolve-se ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos dados.
Segundo Pradanov e Freitas (2013), a palavra pesquisa pode ser definida de várias formas. Pesquisarsignifica, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Podemos dizer que, basicamente, pesquisar é buscar conhecimento. Nós pesquisamos a todo momento, em nosso cotidiano, mas, certamente, não o fazemos sempre de modo científico. Assim, pesquisar, num sentido amplo, é procurar uma informação que não sabemos e que precisamos saber. Consultar livros e revistas, verificardocumentos, conversar com pessoas, fazendo perguntas para obter respostas, são formas de pesquisa, considerada como sinônimo de busca, de investigação e indagação. Esse sentido amplo de pesquisa se opõe ao conceito de pesquisa como tratamento de investigação científica que tem por objetivo comprovar uma hipótese levantada, através do uso de processos científicos.
Segundo Barros e Lehfeld, apudPradanov e Freitas (2013), a finalidade da pesquisa é “resolver problemas e solucionar dúvidas, mediante a utilização de procedimentos científicos” e a partir de interrogações formuladas em relação a pontos ou fatos que permanecem obscuros e necessitam de explicações plausíveis e respostas que venham a elucidá-las. Para isso, há vários tipos de pesquisas que proporcionam a coleta de dados sobre o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elementos do Projeto de pesquisa
  • Elementos do projeto de pesquisa
  • Elementos do projeto de pesquisa
  • Elementos básicos de um projeto de pesquisa
  • Elementos do Projeto de Pesquisa
  • Elementos projeto de pesquisa modelo
  • Elementos do projeto de pesquisa
  • Elementos do projeto de pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!