Elamentoa químicos

1219 palavras 5 páginas
ELEMENTOS QUÍMICOS
Os elementos químicos também podem ser classificados de acordo com as suas propriedades físicas nos seguintes grupos:

METAIS – Eles constituem a maioria da tabela periódica .São bons condutores de eletricidade e calor,são maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico características e são sólidos com excessão do mercúrio.
LÍTIO (Li)-
SÓDIO (Na)- Auxilia o equilíbrio hídrico,a transmissão dos impulsos nervosos, o relaxamento muscular e a contração muscular.Suas fontes são sal,azeite e algas marinhas.

POTÁSSIO (K)- Auxilia na transmissão do sistema nervoso, na contração muscular,na pressão sanguínea,no equilíbrio hídrico (é o equilíbrio entre a água que é ingerida e a que é perdida na respiração.transpiração, urina a fezes).Participa de proteínas, do metabolismo energético e da síntese de glicogênio.Suas fontes são: carnes,frutas,legumes,batatas.grãos e cereais.
RUBÍDIO (RB) –
CÉSIO (CS)-
FRÂNCIO (FR) –
BERÍTIO (Be) – É o maior metal e é obtido mediante a redução do fluoreto de berítio com magnésio ou pela aletrólise de tetrafluoreto de berílio.É aplicado em ligas metálicas, em naves espaciais e na fabricação de molas.
MAGNÉSIO (Mg)-Auxilia na contração muscular e no metabolismo energético.Suas fontes são cereais,vegetais,figo,maçã, nozes, frutos do mar e grãos integrais.
CÁLCIO (Ca) – 90% do cálcio são armazenados nos ossos.Auxilia na formação dos ossos, dos dentes, na coagulação sanguínea, na transmissão de impulsos nervosos,nos batimentos cardíacos,na regulação da contração muscular,na regulação da pressão arterial e sistema imunológico.
ESTRÔNCIO (SR)-
BÁRIO (BA)- RÁDIO (Ra) -
ESCÂNDIO (SC) –
ITÍRIO (Y) –
TITÂNIO (Ti)- É extraído de minerais como o rutilo e a llmenita.
ZIRCÔNIO (ZR) – HÁFINIO (HF) –
RUTERFÓRDIO (RF) –
VANÁDIO (V) –
NIÓBIO (NB) –
TANTÁLIO (TA)-
DÚBNIO (DB)-
CROMO (CR) –
MOLIBDÊNIO (MO) –
TUNGSTÊNIO (W) –
SEABÓRDIO (SG) –
MANGANÊS (MN)-
TECNÉSIO (TC)-
RÊNIO (RE) – BÓHRIO (BH)-
FERRO

Relacionados